23 novembro 2017

Uma expansao de memoria pro Apple IIGS

Ola pessoal!

Essa é a semana do Apple II :o)

(so pra lembrar, parafraseando o Vlad do canal Area Secreta: Nao esqueçam de clicar nos anunciantes, e compartilhar esse post nas suas redes sociais e entre os seus amigos. É com esses cliques e compartilhamentos que a gente levanta uma merrequinha pra investir no Tabajara Labs, valeu? Falou? Deixa ai o Like Lindao® :D ) 

Aproveitando que eu consegui consertar a minha placa do Apple IIGS, eu fui procurar uma expansao de memoria pra ele. Que claro, eu nao tenho. E claro, to sem grana pra comprar.

Entao, fui procurar na internet exemplos de expansoes que eu pudesse montar sem gastar dinheiro :o)

No site da GG LABS eu achei um circuito de expansao de 4MB/8MB razoavelmente facil de reproduzir. Entao la fui eu :)

O esquema é razoavelmente facil, e ta disponivel no site da empresa. Quem puder, compra. Quem nao puder, faz em casa :oD


O PDF ta disponivel no site da GGLABS, veja o link pra placa acima :oD 




Parrrrrrrrrtiu maos a obra?

Primeiro, uma placa padrao...Com um conector de borda "tabajara", ja que nao tem placa padrao pra comprar com conector de borda na sta ifigenia (eu comprei todas) :o)



Como fiz? Cortei a borda de uma placa velha de PC, soldei uma barra de pinos dupla na placa padrao e depois soldei so a pontinha da borda de placa na barra de pinos. Feio? Funciona. Ponto.

Entao comecei a popular a placa


Vai ficar bonita. #sqn. Bem, vai funcionar





Tao achando facil? Foram SEIS HORAS montando esse troço. É muita vontade de ter uma expansao do GS...

Bem, hora de testar


Na sua marca...


Atenção...


JÁ!!! er...ops...2MB? Cade meus outros 2MBs?

Fio ligado errado. Ok, de novo


Agora sim :)


Pronto, agora da pra usar o IIGS :)

Ate a proxima, pessoal! :oD

5 comentários:

rkauer disse...

O soquete em cima é pra mais memória ou ali vai um pente 30 vias?

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

Sim, vai um pente de 30 vias x 4MB

Luiz carlos disse...

As plaquinhas wireup da amplus fazem falta...rs

Louis disse...

E aí, vai comercializar?

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

Comercializar vai depender de eu conseguir fazer uma "melhora" nesse circuito. Nao da pra pegar o circuito da GGLabs, chupinhar e meramente vender...Mas to tentando melhorar :o)