04 outubro 2017

(instalando e) corrigindo os problemas do audio interno do TK85 da Microdigital

Nao, voce nao leu errado. Audio interno no TK85 da microdigital. 

Voce nunca achou estranho esse "Som" na traseira do TK85?


Isso ai foi meio que um "vacilo" da microdigital. Na epoca do projeto do TK85 ja existia uma interface "padrao" de som usando o AY-3-8910 ou o seu irmao "menor", AY-3-8912. Sao basicamente a mesma coisa, com a diferença de uma porta de I/O de 8 bits que nao e implementada no 8912. A microdigital acreditava tanto na opcao do som, que deixou dentro do TK o espaço vazio para instalar os chips!



E o chip tambem esta presente no esquema distribuido as autorizadas...




Porem, como (quase) tudo que a microdigital fez, tinha rebarbas...O circuito nao era perfeito, a amplificação da saida simplesmente nao funcionava, o chip nao era resetado junto do Z80...um caos.

No encontro nacional do Clube do TK que aconteceu Sabado em Santo Andre - SP, me questionaram sobre os problemas do audio do TK85, e se um dia haveria solução. Como o TK foi meu primeiro micro, e eu tenho um carinho todo especial por ele, peguei o boi pelo chifre e la fui eu, ao chegar em casa, caçar uma solução.

Eu não vou cobrir a instalacao do chip de audio aqui. Pra isso ja tem tudo mastigado no site do Kelly Murta, esse aqui: http://zx81.eu5.org/tkay.htm - La ja esta tudo mastigadinho, embora o amplificador de audio não funcione como deveria. Se você ja instalou seu chip de audio, e esta tocando "alguma coisa", vamos as correções aqui.

O que vamos fazer é remover algumas peças e instalar outras. Vamos cortar algumas trilhas tambem. Cuidado para nao fazer besteira, se voce nao sabe fazer, nao faça. Lembrando que, ao clicar nas imagens, elas aparecem ampliadas.

 (parenteses: Esse TK ja está com a placa TK85AV Treloaded pra saida de video composto, gerador interno de som AY, ram para redefinição de caracteres (pseudo-alta definicao) e 48K de RAM)

Vamos seguir este esquema para essas modificações:


Por uma questao de praticidade, eu soldei todos os componentes na placa do meu TK (com exceção do primeiro capacitor de 100nF e do resistor de 10K) em SMD, porque da pra esconder tudo por baixo da placa do TK, fica miudinho e muito fofo :o) Adquira os componentes no comercio local, de acordo com essa lista:

  • 3 capacitores de 100nF (1 deles obrigatoriamente PTH)
  • 1 resistor de 10K (obrigatoriamente PTH)
  • 1 resistor de 1K
  • 1 resistor de 100R
  • 1 resistor de 10R
  • 1 capacitor de 220uF x 25 ou mais volts (esse é obrigatoriamente PTH e nao SMD)
  • 1 capacitor de 47uF x 25 ou mais volts
  • 1 soquete de 8 pinos
  • 1 integrado LM386
Com tudo a mao, vamos ao trabalho :oD

Antes de tudo: Se o seu computador ja tem 48K, dessolde ou corte fora o 555 abaixo da posição do LM386. Isso diminui um bocado o ruido na saida de audio.

Primeiro passo, limpe esta area da placa de circuito impresso
Deixe os furos de C24 e os dois resistores ao lado, limpos. É so fazer igual a foto. Nao tem erro.

Agora, solde um jumper na posicao da foto:

Monte um conjunto de capacitor de 100nF + resistor de 10K conforme a foto. Basta soldar um junto do outro

Agora insira esse conjunto no lugar de R24

Desse lado nao vamos mais mexer. Agora vamos pro lado onde tem o LM386. Observe que nessa foto vemos a placa por baixo, e ja com o 555 removido

Vamos cortar a trilha que vai ligada ao pino 2. Lembre-se que estamos vendo o integrado de cabeça pra baixo. Basta seguir a imagem

Agora vamos montar do pino 3 pro pino 4, um resistor de 1K e um capacitor de 100nF. Claro, voce pode usar componentes comuns ao inves de componentes SMD. Mas com componentes SMD fica muito menor, facil de esconder por baixo da placa.

Calma que está "quase" no fim :) Agora vamos soldar o capacitor de 10uF no pino 7, e puxar um pedacinho de fio ate o pino 2

(essa é um pouquinho mais enrolada, mas é só ter calma :oD ) Vamos tambem abrir a conexao entre a trilha e o pino 6. Observe que eu raspei um pouco do verniz da trilha e pus uma gotinha de solda, para poder soldar o proximo componente.

E no lugar da conexao, vamos soldar o resistor de 100R

Agora, vamos soldar o capacitor de 47uF. Ja que ele é um pouco grande, eu soldei o lado negativo em um ponto mais facil acima, e puxei um fio ate o pino 7 do integrado

Continuando, soldaremos um fio da ilha atras do conector de saida de audio, ate o pino de cima. Esse fio ja deveria estar ai, mas se nao tiver...

Vamos soldar tambem o capacitor de 220uF PTH no seu lugar respectivo na placa (C16). Notem que o negativo (a faixa branca) fica pro lado direito.

Aqui ficava o 555 que foi retirado. Lembre-se: So o retire se o seu micro tem 48K. Esse 555 é parte da fonte chaveada que gera as tensoes necessarias para as memorias 4116 (16K) e que nao sao necessarias pras memorias 4164 (64K, mas o TK so aproveita 48K)

Pronto, seu som ja funciona direito! Mas antes vamos corrigir um errinho que passou pelo crivo da microdigital: Vamos ligar a linha de reset do processador de som. Esta modificacao corrige o problema da "nota presa" quando voce reseta o TK tocando alguma musica.

Primeiro, corte a ligacao entre essas duas ilhas

Agora ligue o pino 16 do processador de som, ao pino 26 do Z80 (que é o /RESET)

Prontinho! Seu TK está pronto para ser usado com audio! :oD

Tem video? TEM VIDEO! :oD

O programa que esta rodando é o AYDEMO.P (use o google, é facil de achar)

Agradecimentos ao Kelly Murta, que tem um site abarrotado de informações e que sempre é muito util a comunidade do TK

Conheça tambem a comunidade "Clube do TK" no facebook:
https://www.facebook.com/groups/clubedotk

Eu presto serviços de reparo, modificacao e upgrade de micros antigos. Contacte-me pelo meu e-mail

Como sempre, por favor, nao deixem de clicar nos anunciantes e conhecer seus produtos. Cada clique que voces dao nos anunciantes da pagina, eu ganho uma merrequinha, que ajuda a sustentar o Tabajara Labs. 

Lembre tambem de clicar la em cima no "o pior do meu mau humor" e conhecer os outros posts do blog. Tem muito mais coisa interesssante e, misteriosamente, ninguem da a minima pra isso. Só vem NESSE post que eu marco e nao le mais nada

Grande abraço, pessoal! :o)

6 comentários:

Unknown disse...

Show bola Taba. Um dia arrumo tempo pra fazer no meu.

Unknown disse...

Alê, show de bola! Mexi muito com os TK82c, TX83, TX85 e CP200, todos eram do CTI da UNESP que fiz... kkk Mas meu primeiro micro foi mais avançado, foi um CP300, conheceu esse? kkkk

Unknown disse...

Show de bola campeao mas me dá uma ajuda porque tem coisa nas imagens que você não menciona no post!!!

Depois de colocar o jumper lá no lugar do resistor perto do conector do teclado, faz-se a instalação do capacitor+resistor no espaço do C24. Na figura mostra que o resistor ao lado do jumper foi instalado, qual o valor ?(aquele que nao segue o alinhamento que a microdigital fez na instalacao)

Mais para frente, quando você menciona a instalacao do cap de 47uF, na imagem mostra outra instalacão de capacitor e resistor que nao é mencionado no post. Quais valores e o que ela representa?

E os capacitores de supressao de ruido da alimentacao dos CIs, você nao instalou nenhum, não faz diferença?

Valeu Brother!

ciro disse...

maravilha mister ale

Jaldomir S. Filho disse...

Alexandre Souza, boa tarde. Será que você pode me ajudar? Estou com um TK85 de 16K, e tentando modificar para 48K. Já troquei as memórias e já refiz os jumpers de alimentação das da memórias (os dois jumpers principais, ignorando o jumper -5V). Porém, ou o TK simplesmente não gera vídeo ou gera barras verticais oscilantes.

As memórias 4164 já foram testadas em um TK2000, e estão funcionando.

Quando retorno os jumpers e as memórias 4116, o TK85 funciona normalmente.

Por acaso sabe me dizer se tem mais alguma coisa que estou esquecendo?

Valeu! Grande abraço!

Humberto Cruz disse...

Que som hein, se a micro digital tivesse feito isso funcionar na época teria sido um sucesso, quase outro micro :)