23 julho 2017

Apanhando de macintosh velho

Oi gente!

Macintosh velho é um problema. Eu vou contar pra voces uma looooooooooonga historia que espero que os divirta, mas que tambem ilustre como é complicado mexer em macintosh velho. E velho, estou falando de mac 128, 512 e plus.

Tudo começou quando eu anunciei um mac plus que tinha "sobrando" aqui (tudo que tenho em 2 ou mais unidades estou vendendo) e uma pessoa comprou. Beleza.

Tchau, amigão! :o)

Antes de embalar e enviar, fui testar o mac. Obvio, SEMPRE tem problema. Primeiro foi o teclado, e nem vou contar o INFERNO que foi pra pegar o teclado do OUTRO mac plus, caçar as teclas que funcionavam, substituir no teclado que ia embora, testar todas as teclas uma dezena de vezes e...descobrir que o drive nao ejetava. Por sorte, eu tinha um drive razoavelmente novo com o mecanismo de ejeção em perfeito estado. Sorte porque o Texugo me trouxe uma sucata de Mac Classic com o drive funcionando NO DIA ANTERIOR (!). Sempre que eu vendo um micro, eu faço o possivel pra testar e ter certeza que nao há nada de errado. Alias, falando no mecanismo de ejeção, a shapeways fabrica essas engrenagens pra substituir as que SEMPRE quebram. Elas servem nos drives do Apple IIGS, Apple //c Plus, Mac 128, 512, plus, classic, SE, SE/30, Color Classic e outros "aquarios". Procure no google.

Ok, eu tinha um par de discos de boot originais, mandei pro comprador os discos originais. E nao tirei copia...


Ai fiquei com o meu Mac Plus que comprei do meu amigo Sergio Costa, com um teclado todo bichado e sem mouse.

Ia usar como???

Bem, eu podia bolar um emulador de mouse e um emulador de teclado que sirva nos macs antigos :) Tudo bem, bolei o circuito, o emulador de mouse funcionou. Mas pra testar o emulador de teclado tinha que dar boot no Mac Plus. Ai começa a historia engraçada...



Mas Tabajara, qual a diferença do drive do Mac?

Apple é apple. Faz tudo diferente. Ato continuo, no mac nao podia ser igual a nada. Os drives do mac - alem da ejeção automatica - tem um monte de diferencas de velocidade e codificacao em relacao ao PC. Pra nao perder tempo ensinando o que tem em varios sites, vamos assumir que a gravacao é TOTALMENTE diferente, e nao pode ser feita no pc para os macs antigos de 400 e 800K. O drive do Mac128 é de 400K. O drive do Plus é 800K. NAO DA pra gravar disquetes de mac no PC. E se alguem achar um metodo, me mostra que eu quero conhecer.

(o drive de 1.4MB que tem a partir do SE/HD e do Classic ja pode ler discos escritos em formato MAC no PC. O WinImage grava os discos, embora nao mostre o conteudo)



E como faz pros discos de 400K e 800K? Ora bolas, grava em um outro mac.

MAS COMO? NAO TEM OUTRO MAC!!!

Primeiro eu peguei um Quadra 605 que tinha aqui e tentei bootar/ler um CD. Nao consegui.

Depois, peguei outro Quadra 605. Nao rolou tambem.

Ai hoje me aparece aqui o Texugo com um Color Classic II (com placa de Classic I) que bootava o system 7. O kernal do System 7 que estava instalado nao dava pra gerar um disco bootavel de 800K.



Depois liguei um zip drive SCSI. FINALMENTE consegui gravar uma midia "bootavel". Porem, o System 7 do mac do texugo, nao bootava o Mac Plus.

Ai achei em UM site, (depois deveria ser legal colocar esse link aqui, é um site com imagens pra um tal de vMac, emulador de macintosh) uma imagem de disco de boot de 1.4MB que ea feita "especificamente" para o Plus. Gravei essa imagem num disquete (no PC), li no Classic do Texugo, copiei os arquivos pro HD, formatei um zip disk via SCSI, copiei os arquivos de boot e - FINALMENTE - consegui bootar o Mac Plus.

Isso levou um dia inteiro pra descobrir o que fazer. Parece que sumiram os sites que ensinavam a fazer esse tipo de gambiarras.


Mas valeu a pena. Consegui bootar o Mac Plus, e criar uma imagem de disco ZIP que consegue ser USAVEL. Agora vou trabalhar pra conseguir gerar uma imagem ZIP que possa ser distribuida e usada em Mac Plus com varios aplicativos e utilitarios. Em breve, neste mesmo bat canal.

Ah, o emulador de teclado, que foi o objetivo dessa parafernalha toda?


:o)

4 comentários:

Ronald Anchite disse...

sou seu fã!

emersonwsm disse...

Sites sobre hacks em Macs somem desde 2003~2004. Sobrou quase nada.

Unknown disse...

Esse é fera!

Mano só quem curte e tá a fim de fazer... Quem vê de fora chama isso de loucura. " Larga essa tranqueira no lixo" como ouvia isso com os PCs kkkk

Nerd Narrador disse...

Muito bom. Acho impressionante o seu trabalho e dedicação. Sabe, eu tenho um MAC 512K aqui que ta até com caixa, fui ligar ele e alguns capacitores de Mica simplesmente explodiram! Troquei todos e ele ta funcionando, mas não acho disco de Sistema pro Bicho! Se você tiver algum ai pra vender vai ser minha salvação! rsrs