19 março 2017

Upgrade do FS-A1FM (!) para 512K

Meu amigo Piter Punk me mandou um FS-A1FM pra consertar. Do nada, o micro nao bootava mais.


Coloquei uma mapper externa e o micro bootou. Problema comumzao de memoria RAM bichada.

Ai abri o micro e...epa...


 Xiii...Memoria ZIP! Faz tempo que nao vejo disso, e nunca imaginei que MSX fosse usar essa praga O_O


Pelo menos tem espaço pra colocar 128K :)

Bem...nao e muito facil achar memoria ZIP pra comprar aqui no BR. E eu so tinha aqui 441000 e 44256. 4464 eu nao tenho nem pra fazer remedio. O jeito foi...atualizar pra 512K! :oD

Mas cade o tutorial? O_O

Nao tem...Nunca ninguem fez :'(

Entao, vamos fazer! :oD

Primeiro, um esqueminha basico :oD

(clica que amplia, mas pera que eu passo os arquivos)

E isso ai, tinha que virar uma placa face simples, entao la fui eu rotear placa na mao


Tao vendo que tem um fiozinho ali no meio? Um fiozinho beeeeeeeeeeem fininho? Aquela ali é uma trilha que ficou faltando, porque nao cabe na placa, nao tem como rotear isso ai face simples. O jeito foi fazer um jumper por fora, eu deixei a trilha por cima pra me lembrar do jumper. Lembrem desse detalhe...


Beleza, placa pronta, fui transferir e corroer a placa.




Plaquinha pronta, foi so colocar no MSX. Claro, teve todo um trabalho de bater os pinos da placa com os pinos do micro. Alem do mais, tem uma maldita modificacao que tem que ser feita.

Todos os micros com o T9769 tem que:
  • levantar os pinos 51 e 52, e jogar a vcc
  • levantar o pino 51 (caso nao esteja isolado) e marcar como /CAS2
  • soldar um fio no pino 47 e marcar como A8
Claro que isso seria facil, se nao fosse um integrado SMD com um milhao de pinos minusculos :P


Tao vendo ai a gambiarra? Poise, nao tem jeito. Ou faz isso, ou nada de 512K no MSX.

Entao, soldei os fioszinhos na placa. Ficou assim ó:


Que enrosco de fio, ne? Mas e assim que funciona. É o jeito de meter 512K nesse micro.

EEEEEEEEEEEEEEEEEEE! :D

Agora é fechar o micro e devolver pro Punk. Eu sei que to em falta com voces, meus leitores, nao tenho atualizado o site...Mas depois eu escrevo um artigo bem detalhado la e disponibilizo. A cabeca nao anda grande coisa, serviço ta PESSIMO (ou voces acham que eu estou consertando micro dos outros por que?). Mas eu vou sobreviver. So nao tem solução pra morte. Por enquanto.

Pra quem quer o passo-a-passo de instalar a placa no micro, vai ai um provisorio, vai que alguem precisa.

Primeiro, retire as 2 memorias 4464.
No T9769 (o /CAS2 nesse micro ja vai pra um dos pinos das memorias entao nao precisa levantar):
  • levantar os pinos 51 e 52, e jogar a vcc (+5V)
  • soldar um fio no pino 47 e marcar como A8
 Depois, solde os fios da placa no MSX (vide foto) nessa ordem:

Placa/MSX
  1. 6
  2. 7
  3. 8
  4. 9
  5. nao conectar
  6. 20
  7. 19
  8. 18
  9. 17
  10. 15
  11. 14
  12. 13
  13. 12
  14. 16
  15. Vai ao pino 47 do T9769
  16. 5
  17. 2
  18. 1
  19. 3
  20. 4
Agora, o conector pequeno (que sao os bits 5 a 8), de cima pra baixo. Todos no IC18
  1. 2
  2. 1
  3. 3
  4. 7
  5. 6
Coloque 4 memorias 44256 na plaquinha.

NAO ESQUEÇA DE SOLDAR A PORCARIA DO JUMPER EM VERMELHO QUE ESTA NAS FOTOS LA EM CIMA. EU PASSEI UMA MADRUGADA E A METADE DO DIA SEGUINTE PASTANDO NESSE MICRO PORQUE EU ESQUECI DE SOLDAR O JUMPER DA PLACA. NAO DIGA QUE EU NAO AVISEI!!! :oD

Com isso o micro ja deve funcionar com 512K

Facil? Nem um pouco, mas funciona.

O arquivo (provisorio, faltou adicionar capacitores de filtro) esta >>>AQUI<<<. Assim que puder eu atualizo a placa, mas esta usavel do jeito que está. Arquivo EAGLE 6.5, mas tem um PDF com a placa pronta pra impressao. É só imprimir e transferir pra placa.

***UPDATE***
Pessoal, nao faço mais parte de NENHUMA comunidade de MSX. Entao, se acharem que vale a pena, compartilhem o link por la.

Outro Update:
Po, ninguem se interessou de copiar pras listas de MSX? Entao ta ne...vou postar menos coisas de MSX entao :o(

Micro pronto pra entregar pro cliente :)


UPDATE de novo:
O bichinho bootando :o)

5 comentários:

Bené disse...

Muito bom trabalho Mestre! Este modelo de MSX não conhecia!
Valeu!

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

Esse é bem raro, Bené! Só conheço esse dai, nunca vi um igual nas maos de outro colecionador...

Fernando Gallego disse...

Good Job Taba!!! Ficou show!

Danjovic disse...

Tudo bem Alexandre? Em vez da fiação não dava pra fazer um esquema parecido com o que usei no TK90 e no KIT 2.0 com as DRAMs de PC e os pinos descendo diretamente sobre os pinos das memórias na placa?
A propósito, parabéns por esta manutenção e pelas outras coisas que você tem publicado ultimamente. Sempre que posso passo por aqui para dar uma bizolhada.

Fabrício Cabral disse...

Parabéns pelo post, Taba!

Como sempre, bem completo e detalhado. Ainda mais no mundo MSX, ganha pontos extras!

At.te