29 março 2017

Restauro do TRS-80 modelo 1, parte 2

Voces pensaram que acabou?

NAO!

Ainda teve mais :o)

No nosso ultimo episodio, o grande mestre Tabajara tinha feito a jabiraca funcionar. Porem, parte do circuito do TRS-80 fica no...TECLADO O_O

O teclado do TRS-80 tem 4 integrados, como podem ser vistos nesse esquema.

O teclado faz parte do barramento de endereços/dados (!) afinal ele é mapeado em memoria (!!!). Entao, se voce liga o computador sem o teclado e/ou o teclado tem algum defeito, o micro pode nao bootar ou ficar rodando esta mensagem.


O teclado estava com um dos integrados "desse jeito"


Viram ali o terceiro da esquerda pra direita? Nao bom. Por sorte, foi so trocar e o bichinho voltou a funcionar :o)


Mas antes disso, tive que refazer a conexao do teclado. E como eu fiz?

Cara, conexao de teclado de TRS-80 Model 1 é barra.


Esse é o cabo original do teclado. Vejam que ele nao tem conector! O_O entao para qualquer manutencao no Model 1, ou voce dessolda todos os fios, ou fica com o teclado pendurado O_O


Cada um gambiarr...eh...recupera o teclado como pode, ne?


Ate funciona, mas nao como eu gostaria :o)

Aqui eu fiz uma reforma mais "pratica"


Primeiro eu retirei os pinos gambiarra que estavam no teclado. So serviam pra dar dor de cabeça. 


Ai eu coloquei uma barra de pinos de boa qualidade (e comprida) soldada no lugar


Pra quem ficou curioso, a barra é essa ai


Depois eu coloquei uma barra "soquete" na placa do computador. O motivo da escolha na realidade foram dois. Um porque a barra de pinos tem que ficar no lugar menos "manipulado" na hora do defeito. A placa mae é manipulada com frequencia pra um eventual reparo. Entao a barra de pinos amassaria um ou mais pinos com a manipulacao. Ja a barra soquete, nao. 


Ficou padrao, patrao!


No final das contas eu encaixei os dois na posicao normal de trabalho, e soldei a barra de pinos por cima. Dessa forma a barra de pinos ficou na altura exata pra encaixar ate o fundo no soquete.


Com isso, o computador ja funcionou com perfeição :oD



Agora é a vez de fechar o gabinete. Decidi nao fazer nenhum "upgrade" no computador por enquanto.


Antes de fechar, tive que fabricar essas duas "buchas" que suportam o lado direito do teclado. A maior vai entre o gabinete e a placa mae, e tem 12,5mm. A menor fica entre a placa mae e o teclado, e tem 8,5mm
 

E tai o resultado...O micro funcionando redondo :o)


E ainda fiz um cabinho de video super xisqe, corretamente identificado pra nao perder :oD

ACABOU? O_O

Nao, ainda tem a parte 3 da brincadeira...  :o\
  • Preciso enrolar um transformador pra fazer uma fonte decente, que nao superaqueça o transistor regulador da fonte de 5 volts. A tralha que estou usando como fonte "nao atende". 
  • Eu gostaria de subir a memoria dele pra 48K. Nao sei ainda a utilidade disso, nao entendo nada de TRS-80. Gostaria de fazer uma plaquinha interna com uma 62256 e uma 27C128 para ao mesmo tempo atualizar ROM e RAM. 
  • Existe um adaptador pra ele pra usar o FreHD. Eu tenho curiosidade de ve-lo funcionando com o FreHD. É possivel que eu faça esse adaptador no futuro
  • Ainda preciso limpar o teclado. Isso vai ter que ser feito com as teclas no lugar :'( Porque nao consegui retirar as teclas (e nao quis forçar muito, é plastico com 40 anos de idade...)
Fora isso, ta pronto :) Ficou novo de novo! :oD

Postscriptum:
Galera, obrigado pela centena de visitas. Esse trabalho todo que eu tenho de postar tudo que eu faço nao é pra mim, mas pra voces. O meu micro ta funcionando :) O objetivo desses posts é que as pessoas possam ver as solucoes que eu encontrei, e resolver seus problemas. Claro que uma massagem no ego é semrpe legal, mas o que motiva continuar escrevendo - o que eu tenho feito quase todo dia - é a quantidade de pagevews que eu recebo, e portanto imagino que essas porcas linhas trazem algo de bom para as pessoas.

Entao, se quiserem mais posts como esse, fica facil de ajudar:
  • Compartilhem esses posts
  • Comentem! É bom saber que os meus artigos foram uteis
  • Doacao de hardware é sempre bem vinda :o) Se voces me doarem aquele computador antigo, aquela placa diferente...Fatalmente vai ter post aqui
  • Quem quiser $$$contribuir$$$ tambem é sempre bem vindo. Tem paypal, tem conta na caixa...
  • Lembrem-se de prestigiar os anunciantes do blog. Cada click é uma moedinha!

6 comentários:

rsenas disse...

Belo trabalho Taba, a manutenção de equipamentos ditos obsoletos hoje em dia é difícil por não ter técnicos e esquemas disponíveis por se tratar da raridade dos mesmos.

Abraços e continue com a sequência de postagens.

Ricardo Menzer disse...

Muito legal! Adoro esses artigos retrôs.
Já que você falou en enrolar um transformador, eu tenho algumas dúvidas: é muito complicado enrolar um transformador? É fácil achar o material pra isso? Precisa refazer primário e secundário? Pergunto porque estou montando uma fonte de bancada, cujo trafo deveria ser de 24V/3A. Eu tenho um trafo retirado de sucata. Sei que ele tem secundário de 15V, mas não sei qual a potência máxima (a bitola do fio é bem grande, entre 1mm a 2mm de diâmetro). Minha ideia era transformar ele em 24V. Comprando novo fica perto de R$100,00. Será que vale a pena a transformação ou é mais viável partir para a compra de um novo?

Fabrício Cabral disse...

Muito show estes posts que você faz Taba! Além do valor histórico, de recuperar esses equipamentos antigos, acabamos tendo certos "insights" como você mesmo disse, para consertar algum equipamento.

Novamente, parabéns pelo trabalho e continue sempre em frente!

Fernando Gallego disse...

Taba, teu trabalho, como sempre, ficou show! Parabéns!

teste disse...

Parabéns pelo artigo. Tenho um radioshack trs80, mas com problemas no vídeo (monitor). Sabe onde posso conseguir o esquema eletrônico ?

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

Teste, na internet é comum de encontrar esses esquemas, mas se quiser que eu encontre pra voce, me diga exatametne qual o modelo do seu TRS-80 pra eu achar o esquema exato