27 março 2017

Restauro do TRS-80 Model 1

Ja falei desse antigo amor, né?

(essa foto ja ta ficando gasta...)

Esse micro caiu nas minhas maos sujas no Sabado (Valeu Stefano!!! :oD) e eu confesso que fiquei num T danado pra faze-lo funcionar.

Primeiro, foi o inferno de fazer a fonte.

Tao vendo que parto é essa fonte? 2 enrolamentos com center tap...Por sorte eu tinha aqui em casa um trafo de impressora Emilia (!!!) que se encaixava marromeno no esquema.

(miau)

Beleza, fiz a fonte, coisa facil de fazer. Facil nada, cometi um erro e a fonte de 5 volts ficava oscilando e o micro biruta. Ok, consertei a fonte. Depois foi a hora de trocar a chave liga-desliga


Original, substituito e regua, para referencia de voces se um dia precisarem encontrar. Achei la na LeComp, na rua Vitoria.

Chave trocada, fonte ok, vamos ver o funcionamento do brinquedo:


Eu nunca dou uma dentro, né? Bem, isso ai tem toda a pinta de memoria de video. Sao 7 chips de memoria (!) com 1K x 1Bit cada um. O famoso (#sqn) MN2102. Achei as memorias bichadas (sim, o Beeprog testa!) e retirei as duas mortinhas.


Eba! Uma memoria impossivel de achar! Uma loja "virtual" aqui de SP tem. Mas nao aceitam pedido com menos de 69 reais (HEIM?! :D :D :D). Entao fui procurar no meu estoque e por acaso eu tinha :o)


EBAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!! :oD

Agora so falta refazer o cabo do teclado, e usar o brinquedo novo :o)



Tai um micro que eu sempre quis ter. Agora vem a segunda parte da brincadeira, que vai ser fazer a placa de expansao de ROM + RAM (64K de RAM + Basic Level II) e o FreHD para ele :o)

Fiquem ligados, tem mais coisa vindo por ai! E nao esquecam de POR FAVOR compartilhar o post, e comentar aqui sobre o assunto. Afinal seu comentario é o meu salario :o)

10 comentários:

micros8bits disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
micros8bits disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabrício Cabral disse...

Parabéns Taba!

Mais um micro ressuscitado! Incrível que a placa tá zerinha! Só que por fora o bichinho tá com uma carinha meio de "judiado", né? Será que não rola "um grau" por fora?

Abraço!

Fernando Collazo disse...

Tudo parece tão simples vendo você fazer, mas como sempre muito conhecimento e habilidade são necessários para reviver estas maravilhas. Parabéns

Rogério disse...

Poxa que bacana. Lembro de um destes na casa de meu tio. Lembrança de infância mesmo, nunca me deixou por a mão.

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

Entao Fabricio...ele nao ta "TAO" judiado (principalmente depois do banho que ganhou hehehe). Mas eu acho que micro antigo e assim, algumas "cicatrizes do tempo" tem que ficar. Eu nao sou colecionador, sou usuario e futucador. Entao eu gosto de deixar o micro com a aparencia "original mas gasta pelo tempo" e as modificacoes que eu faço sao sempre reversiveis.

Fabrício Cabral disse...

Taba,

ah, agora entendi... realmente, faz sentido. Só uma pergunta: a foto é dele antes ou depois do banho?

At.te.

ED_HARDWARE disse...

Parabéns e sucesso !

C_E disse...

Xique !

Tenta rodar o Meteor Mission II, esse jogo é MUITO bom e foi inspirado no Lunar Rescue (não sei se ele precisa de 48k).

Queria saber o que o projetista da fonte original fumou e/ou ingeriu para fazer uma coisa tão "obtusa" como essa :P

Antonio Pereira disse...

Amigo, como faço pra visitar seu laboratório?