13 março 2017

Po Gradiente, que mico... :o(

Essa se nao fosse tao tragica, seria muito engraçada :)

Eu estou voltando a consertar micros antigos (por pura necessidade financeira). E tem um bocado de coisa aqui encalhada que estou dando cabo dia apos dia. Nem sempre a demora da entrega era culpa minha. Esse daqui era. Um Expert 1.1 com kit DDX 2.0 convertido pra 2+ "nas coxas". É, eu poucas vezes na minha vida vi uma placa tao PORCAMENTE futucada.

Eu nao tirei muitas fotos, infelizmente. Mas pela cara da pra ver a porcada.


 Monte de trilhas partidas...


 Conector da main rom VERDE de zinabre :D


 Processador de video queimado, soldado por cima e por baixo (e como voce tira isso sem estragar a placa?)


Detalhe do soquete oxidadao.

Bem, beleza. Tinha era coisa pra fazer. Primeiro eu tive que "desconverter" a placa mae do cliente pra poder ter certeza que eu estava pisando em "territorio seguro". Depois, fui atacar o problema da placa 2+. Essa placa originalmente é 2.0, mas decadas atras eu publiquei um tutorial de como converte-la para 2+ no http://www.msxpro.com e algumas pessoas o fizeram. Nessa placa ai, acho que deu ruim.

Pra consertar a 2+, eu usei o bom e velho gambiarrastation, meu MSX de estimacao que uso pras minhas manutenções e gambiarras. E nao tinha o cabo do kit DDX instalado nele. Ato continuo, peguei um cabo de 20 vias e fui ligar os fios.

Pinagem da placa, me guiei por aqui:


Tem alguem notando alguma coisa diferente?

Ali na "caixa" branca do CN4, tem um triangulo mostrando o pino 1...Que esta INVERTIDO. Aquele é o pino 2.

Fiquei um bocado de tempo pastando pq a porcaria do kit nao funcionava na minha placa de referencia :oD

O correto é isso aqui ó:



Ta vendo, gradiente tambem erra...

Ah, o micro? Ficou PERFEITO! :oD Olha a diferença da placa agora. Processador de video com soquete, rams de video com soquete, soquetes das ROMs trocados, conector de pigback trocado, alias eu troquei quase a placa toda para ter certeza que ela funcionaria a contento.


 Funfou!

Um comentário:

C_E disse...

Placa da DDX é uma fofura pra quebrar trilha, já tomei surra para trocar uma simples rom de uma interface de disco, nem quero pensar como deve ser no caso do VDP O_O