26 março 2017

Historias de uma infancia Tabajara: A ponte retificadora


Essa eu lembrei porque to consertando um TRS-80 modelo I aqui :o)

 (voces ja viram essa foto...)

Papai tinha umas manias, as quais herdei. Uma delas é que TV so se conserta na autorizada. Obvio, essa eu nao herdei por motivos obvios :o) Mas meu pai pensava assim e eu nao tiro muito a razao dele nao. Claro que os tempos eram outros. Hoje em dia qualquer analfabeto esforçado, consegue na internet todo tipo de informacao tecnica. Esse caso aconteceu quando eu tinha uns 9 ou 10 anos, entao estamos falando de 33 anos atras...

Nós tinhamos em casa um tv lindo e maravilhoso da Philco, Chassi TV-384.

(nao, nao é a TV384, essa ai é a PC1602, chassi CPH-02. É so pra ilustrar)

Esse TV sempre foi consertado na autorizada. Mas um dia, nao sei pq cargas d'agua, meu pai mandou num tecnico "bom pra caramba" no mercadao de madureira. Tudo bem, ficou uma semana la, voltou funcionando...durou menos de 1 mes.

Um detalhe é que quando o papai voltou pra casa com o TV, ele trouxe uma pecinha que ele disse que era "duma ponte" que tinha dentro do TV. Eu achei estranho, eu ja fuçava com eletronica ha tempos aquela epoca, e perguntei "mas pai, ele nao trocou os 4 diodos da ponte retificadora? So trocou um?" e meu pai fez aquela cara de "como assim" e meio que deixou pra la. 



Quando o TV pifou, papai ficou P da vida, assumiu o erro e chamou o cara da autorizada. Antes disso, eu perguntei "Papai, posso consertar" e ele deu aquele NAO caracteristico na minha cara. Tudo bem...

Chega o cara da autorizada e, como sempre, grudo eu atras do TV naquele espaço apertado, quando o cara abre o TV, eu olho pra placa da fonte e digo "Moço, posso consertar o tv?" e o tecnico rindo diz "ta bom, o que voce sugere?" e eu digo "troca os 4 diodos da ponte retificadora". O cara arregala dois olhoes, tipo "O que esse pirralho entende de eletronica?!" e vai direto com o multimetro na fonte. Mortinha. 2 diodos da ponte retificadora foram pro saco.



O tecnico fez seu trabalho, trocou os 4 diodos da ponte, ligou o tv e funcionou de cara. Fechou a tampa, olhou pro meu pai e perguntou "como seu filho sabia onde era o defeito???". Meu pai deu de ombros, e o tecnico voltou pra loja com cara de ponto-de-interrogacao, e com mais uma historia doida pra contar.

Depois disso, meu pai nunca mais chamou tecnico pra consertar TV. Ele entendeu que nao precisava.

5 comentários:

Unknown disse...

Oi Alê, sempre leio as suas postagens....

Fabrício Cabral disse...

Bonita história, Taba!

Fique à vontade para nos presentear com mais algumas iguais a essa!

Abraços!

Luciano disse...

Ehehehe... agora eu entendi o porque a pergunta do diodo quadradinho ontem. :)

C_E disse...

Por acaso era uma dessas ? :P

Link: http://3.bp.blogspot.com/_QmmYJANDpvU/S8fdO1PmK4I/AAAAAAAAADk/YYO-BG4tfgM/s320/tv+philco.jpg

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

Nops