31 março 2017

(e finalmente) Restauro do TRS-80 Model 1 parte 3 (e final, prometo! :oD )

No ultimo capitulo da nossa saga, nosso heroi capitão Tabajara deixou o TRS-80 Model I tinindo, mas ainda faltou a bendita fonte...


Como nao podia usar esse trafo ENORME, e com as tensoes (muito) acima do que era preciso, acabei pensando em enrolar um transformador especifico pro Model I.

Liguei na Lider Transformadores, 48 reais. Nao to com 48 reais sobrando. O jeito era enrolar em casa.

O Luciano Sturaro tem um excelente calculador de transformadores online, que me deu um primario de 900 e caquerada espiras, um secundario de 130 e um de 90 espiras. Mas nem em sonho que eu ia enrolar isso na mao...E espira pra burro!

Ai o Luciano me deu uma dica: Porque nao pegar um trafo ja com a saida conhecida, desenrolar o secundario, calcular o numero de espiras/volt e enrolar novamente o secundario, adicionando outro enrolamento? :oD

Eu fiz mais ou menos isso :o)

(Nao tirei fotos porque o processo é sujo e tedioso)

Primeiro eu peguei um transformador de 14 volts x 1.5A. Como nesse transformador tinha bastante espaço para mais fio, eu peguei um fio bem fino (wire-up) e enrolei 10 voltas por cima do secundario. Deu 1.5 volts cravadinho. Pra tensao que eu queria, ficou facil: 120 voltas de fio.

Desmontei o trafo, enrolei outra camada com 120 voltas, montei novamente o trafo e...

e...

e... :o(

ESQUECI O CENTER TAP! :o(

Ok, desmonta de novo, desenrola metade do enrolamento, puxa o center tap pra fora, enrola de novo, monta de novo, testa, TENSAO OK! :oD Só montar numa caixinha :o)




Depois do trafo (re-)enrolado, ficou facil. Observem que a fonte tem ate chave 110-220v :o) Se vai fazer, faz direito, ne?

O resultado final ta aqui:



Agora chega, né? Vamos passar pro proximo brinquedo. Esse aqui ja ta pronto e ja vai pra bancada pra brincar um bocado.

Claro, vai ter o FreHD e a interface "compatibilizadora", mas isso é outro assunto.

Em breve?

Quem sabe... :oD

PS: Pessoal, obrigado pelas visitas ao blog. Peço como sempre que honrem os anunciantes com seus cliques, e que compartilhem o maximo possivel. Isso nao apenas gera renda mas tambem aquela satisfação pessoal em ver que o meu esforço em documentar meu trabalho serviu pra alguma coisa.

Porem, peço a voces que aproveitem pra conhecer o resto do blog! Tem tanta coisa legal aqui, e eu vejo que o pessoal estaciona na pagina do link e para por ai...conheca meu blog, tem muita coisa legal! :oD

5 comentários:

Everaldo R. Lima disse...

Show!

Rodrigo disse...

UM VIVA PRO TABAJARA!!!!

Fernando Gallego disse...

Good Job!

Fabrício Cabral disse...

Show de bola, Taba!

Mas fiquei com uma dúvida: o transformador original ficava por dentro? Se sim, este novo não coube pelo tamanho?

At.te.

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

Nao, Fabricio. O trafo original tambem era externo, e nao veio com o brinquedinho...Por isso tive que fazer um