23 março 2017

Consertando um Vectrex com um defeito muito torto!

(Mais um post dinamico. Conforme chegam mais informacoes, eu vou atualizando. Entao volte sempre, tá? :o) )

Voces conhecem o Vectrex?


Um amigo propos uma troca muito legal no meu vectrex, aquelas trocas que voce nao pode resistir e PÁ, vai e troca.

Ai eu peguei o meu velhoctrex e fui dar uma revisao antes de entregar. Ele tinha um defeito MUITO DOIDO, que era torcer os caracteres na tela (!) quando mexia no joystick (!!!)

Esse vectrex ja chegou aqui em casa com defeito. Aparecia so um ponto no meio da tela, nao importava o nivel de brilho. O problema era o conversor digital-analogico (DAC). Foi so comprar outro e botar no lugar.

Mas ele tinha MAIS um defeitinho que me atasanou a vida. Como ficou guardado, esqueci.


Mexer nesse troço é um saco. Pra tirar a placa logica tem que soltar um monte de parafusos e fios...


Depois de pastar por HORAS no circuito do vectrex, fui trocar o LF353 e achei uma coisa curiosa...


Nao...Nao eram os dois 2N3905 invertidos...É assim de fabrica


Esse soquete, que é do LF353, nao ta muito catolico...


EPA! Problema de MARCO (marco-ontato) detected! Olha o pininho do soquete, ta VERDE! O_O

Trocado o soquete, o vectrex voltou a funcionar redondo :) Mas ainda tinha que abrir o controle :P



Tao vendo a meleca que é abrir esse controle? Sao 4 (5? Parece estar faltando um!) parafusos por baixo de um adesivo que, se voce tentar descolar, ele FATALMENTE vai se danificar. Ainda bem que varias empresas la fora vendem uma reproducao identica desse adesivo. Entao, se tiver que abrir seu controle, ja encomende o adesivo com antecedencia.


Aberto o controle, veja essa placa


um misero parafusinho e voce solta ela. Os dois trimpots (que voce nao deveria mexer) sao para o ajuste de zero do joystick (analogico) 


Esses sao os contatos que voce deve limpar com uma borracha (os contatos pretos da borracha cinza embaixo dele tambem). Um pouco de oleo de silicone na parede lateral dos botoes tambem nao faria mal. Ai seu joystick fica novinho de novo :)

Bem, vectrex pronto pra entregar pro seu (velho) novo dono. O bom filho, a casa torna. Mas ele tava ali abertao, e tal...E aquele HUUUUUUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMMMM dele continuava la.

O problema é no amplificador de audio que fica NO MEIO da placa de deflexao, pegando ruido de tudo quanto é lugar. Ai eu tive uma ideia...E se eu por um amp de audio externo?


Essa deve servir :)


Conectores, porque a vida fica muito melhor com conectores. Depois eu apliquei um termocontratil transparente em cima, pra nao dar curto em nada.


Nao tem muito misterio. Encaixa um conector na saida de audio da placa mae, encaixa o conector do alto-falante, procura um lugar com GND e 5VCC pra ligar a alimentacao.

O resultado é esse (sim, ainda tem um ruidinho de fundo, mas pra quem conhece o ruido maldito do Vectrex, sabe que isso NAO E NADA comparado com o original. Esse som foi capturado em um recinto silencioso, pra justamente dar pra ouvir cada barulhinho)


E tem pra vender! Apenas R$ 80 o kit, voce mesmo instala, dou todas as instrucoes por email. É bem facil

Gostaram? Nao esquecam de compartilhar, assim me anima a fazer mais posts e videos como esse. Seu comentario é meu salario! :oD

UPDATE: O Claudio Picolo achou um arquivo com os adesivos do controle ja prontos. Quem quiser fazer em casa, ta ---AQUI---

2 comentários:

Marcelo Senteio disse...

Sensacional! ótimo ver um dino Vectrex voltando a vida!

Fabrício Cabral disse...

Valeu pelo post, Taba!

Muito bem detalhado e com várias imagens. Acho show um post assim!

Abraço!