10 março 2017

A solucao da imagem xoxa dos Expert 2.0 e 2+ no TA2 (modulador interno)

Oi!

Seu Expert tem a imagem xoxa assim?


Poise, eu consertei um KTPM 2+ que estava parado aqui em casa (Agradecimentos ao Paulo Maluf que emprestou o Expert 2+ com o kit KTPM pra eu levantar as conexoes...ate o momento ninguem sabia como instalar esse kit! Vou colocar aqui as instruções em breve...) e a imagem no TA-2, o modulador interno dos Expert 1.1, estava esse lixo ai. Lavada e sem brilho.

Enter Tabajara Labs! :o)

Primeiro eu conectei um TA-1. A imagem ficou perfeita, como deveria ser. Entao era alguma coisa entre a saida RGB da placa e o TA-2. Percebi que o problema era no TA-2 mesmo. Mas o que poderia haver de errado?

A entrada RGB do TA-1 é assim:
(retirado de www.msxpro.com )

Observem que entra RGB, direto pro MC1377, passando por um cap de 10µF e um resistor de 75R pra terra. E o TA-2 (que nao tem esquema)? 


Eu nao vou redesenhar o esquema aqui. Basta voce saber que, ao inves de um resistor de 75R a terra, o TA-2 tem um resistor de 220R EM SERIE com o sinal, depois um resistor de 120R a terra. Ou seja, esse resistor de 220R mata quase que completamente o sinal. 

Entao, vamos alterar o TA-2 :o) 

Primeiro retire todos os 6 resistores


Depois coloque os 3 resistores de 75R nas posicoes R108, 107 e 106. Veja a foto que é mais facil


Pra nao ter que inserir fio e soldar, dobre os terminais dos resistores desta forma, pra fazer o jumper em R104/103/102: 


Pronto, só colocar de volta. Olha como ficou bom!



As fotos nao estao muito boas porque foram feitas meio que as pressas. Depois eu faço uma pagina la no Tabajara Labs com mais detalhes. 

E estou voltando a reparar videogames e computadores antigos em breve...Fiquem ligados! 

Nenhum comentário: