21 maio 2015

Um parafuso quebra o motor!

Voces ja viram placa de Apple II?

É um placao ENORME, cheio de integrados. 106, se eu nao estou enganado. Uma maravilha da engenharia, e como dizem os zéman...meus queridos amigos do Retrocomputaria, "uma plantação de TTL".


 O Edinho, um grande chapa meu, trouxe esse appletronic aqui em casa pra eu consertar. O micro "partia" na primeira vez que ligava. A partir dai, nem pensar. Problema tipico de capacitor velho.

Pois bem, tanta coisa na placa, e o que bichou na placa do Edinho?


Sim, esse capacitor ceramico de 100nF (grafado 104) que voces estao vendo em cima do TTL.

É um "parafusinho no motor", mas parou o micro inteiro :D

Explicando:

Quando o computador liga, um circuito chamado "Power-On Reset" cuida de inicializar o computador. Esse circuito usa um 555 com um resistor e um capacitor a terra, pra jogar o /RESET ao GND.

(extraido do livro Apple II Circuit Description, de Winston D. Gayler - a melhor referencia que voce pode ter do Apple II. Ponto.)

Aquele capacitorzinho ali... ¬¬

Como eu ja sou prostituta idosa em Apple II (pra quem nao sabe, eu conserto essas obras de arte da informatica desde meus 14 anos), ja fui direto no resistor e no capacitor. O resistor varia a resistencia e o capacitor da fuga, altera capacitancia, etc. Troca os dois, pronto..."Bip!", o apple liga normalmente :)

Mais um amigo feliz. E mais um apple salvo :D

Um comentário:

Eduardo disse...

"uma plantação de TTL" huahua

Mas realmente tem jeito nao. Nas minhas placas sempre brotam uns 74xxx por mais que eu não queira. Vc tenta arrancar mas eles crescem denovo. Esses chips vão morrer nunca.