20 maio 2015

Fazendo o (expletiva!) cabo da DuoDisk

Um dia, comprei a DuoDisk da Apple. E isso foi bom.

Um amigo trouxe a DuoDisk (DD pra faciltar) na mala, e eu nao paguei frete (ela é pesadissima) nem imposto. E isso foi (muito) bom.

O idiota que comprou a DD (EU!) nao comprou junto o cabo DB25-DB19. E isso NAO foi bom. Ate porque eu nao tinha mais conectores DB19 macho. E isso foi PESSIMO.

Entao nesse post, eu conto como foi a "Saga" da construção do cabo da DD.

Primeiro, peguei um cabo de Zip Drive paralelo, cortei uma das pontas e ja tinha boa parte do trabalho pronta. Eu sempre uso esses cabos moldados e os aproveito, porque sao de otima qualidade (normalmente) e me poupa soldar uma ponta, colocar shell, etc.

Já o conector DB19. Como eu nao tinha nenhum, eu peguei um DB-25 e cortei. Ja mostei essa gambiarr...eh...recurso tecnico aqui, mas vamos la de novo.



O que eu fiz foi basicamente cortar um DB-25 ao meio, retirar um pedacinho da parte plastica com os pinos, cortar uns 6mm do shell metalico e uni-los com solda normal de eletronica. Ficou horroroso. Mas funciona, e atende minha necessidade no momento. 


 Gostaram da gambiarra? Apos soldar os fios, peguei a capa de DB-19 (que por acaso eu ainda tinha uma) e...ela nao fechava. Essas capas de plastico tem "mordedores" na frente que pegam na beiradinha do metal do conector...que obviamente nao iam pegar nada pela quantidade de solda que tive que usar pra unir as duas metades. Resultado? Soldei os parafusos de fixação do conector pra tras, e usei uma porca para prende-los na caixa. Assim a capinha plastica ficaria fixa no lugar. E o conjunto fica "até bonitinho".


 Com essa foto, da pra entender melhor a gambiarra.



Aqui, o conector ja fechado. Viu, nem ficou tao feio :) Dá ate pra usar! :D


Agora meu IIe "por fora" está completo. Pra ficar perfeito, so falta a transwarp e o joystick original da apple :oD

Um comentário:

Mendel Gusmão disse...

Coincidência ver um artigo falando do DB-19 depois de ver esse cara aqui http://www.bigmessowires.com/macintosh-floppy-emu/ passar uns bons meses de perrengue atrás de algum fabricante ou empresa com estoque desses conectores bizarros hahaha...

Abraço