29 maio 2015

É cada surra que a gente toma... (Monitor Dismac D8100 monocromatico)

É cada piau que a gente toma...


Esse monitor é de um grande amigo meu, que ja está aqui em casa ha uns 6 meses pra consertar. Defeito? Sem sincronismo. Esquema? Nem pensar. Alias, esse ai é o monitor original do Dismac D8100. O Clone de apple II da dismac.

Primeira coisa a fazer, foi substituir os capacitores eletroliticos ja secos e com ESR altissima, pra garantir mais uns 30 anos de bons serviços.

   Serviço basicao. Trocar os capacitores, etc. E apos trocar os 10 capacitores eletroliticos, 5 deles começaram a pipocar (os pretinhos). Por que será?

Eu notei que na placa os capacitores de 100µF (os de faixa preta) tinham a polaridade invertida. A faixa preta, que é o negativo, estava no +...OH WAIT!!!



MALDITA SIEMENS DOS INFERNOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A faixa preta no capacitor é O POSITIVO e nao o NEGATIVO como costuma sempre ser. Com isso, eu inverti 5 capacitores na placa. Apos desinverter, continuei a busca dos componentes estragados

Conhece capacitor zebrinha? Sao otimos, ate dar esse defeito ai embaixo :)


O capacitor racha, e aumenta a indutancia, ou perde completamente o contato. Ai babau.

Mas teve mais, muito mais...

Esse monitor entra o sinal de video pela placa do tubo. O sinal de video é separado, amplificado e vai pro tubo. Porem outro amplificador pega o sinal e joga pra placa principal, onde o sincronismo é separado, etc.

Esse amplificador, de um transistorzinho, morreu :)

Depois de pastar a procura de mais coisa, testar todos os transistores da placa principal...ai esta o bichao funcionando.

Tem um escoteiro feliz hoje :)

A proposito: Faço manutencao e restauracao de micros e videogames antigos. O serviço nem sempre é rapido porque nao e tao simples mexer nesses equipamentos idosos. Mas a qualidade sempre é de primeira. Se voce precisar, entre em contato! E recomende aos amigos :)

E como de praxe, nao deixe de acessar o meu >>>SITE<<<

Ate a proxima, pessoal!

2 comentários:

Formigão disse...

Valeu pela dica dos componentes de monitores antigos, eu tenho 3 em casa sendo um mono e não abro mão deles.

Thenno disse...

Taba, os Siemens sempre foram assim, pra mim era uns dos melhores capacitores já produzidos, tirando eles só os da Elco...