sábado, novembro 29, 2014

Um rabisco pode valer muita coisa...


Eu tinha mais ou menos uns 11 anos de idade...

Eu tinha comprado mais um numero da "microcomputador curso basico", aquela que foi o "berço" do aprendizado de informatica de muita gente aqui no Brasil. Tradução da "home computer course" inglesa, era uma revista excelente, que viraria no final dois volumes cheios de informacao...Foi la que tudo começou.

Tinha uma materia falando da apple, e a foto de um cara sorridente, um tal de "Steve Wozniak". Dizia a materia que o cara projetou sozinho o apple II. SOZINHO. E que o cara lia um diagrama de um chip como se fosse revista em quadrinhos

Oh! :oO

Naquele momento, nasceu um projetista. Alguem que queria com todas as suas forças ser como aquele cara. Alguem que encontrou alguem pra se espelhar, uma referencia de honestidade, humildade e conhecimento. A partir daquele momento eu passei a querer saber mais sobre aquele cara que chamavam de Woz, e ir mais fundo num mundo brilhante, sempre com um referencial decente.

Falta referencial as crianças de hoje em dia, assim como perspectiva.

Afinal, sempre fui usuario (e admirador) dos computadores apple. Qual a minha alegria, ao conseguir novamente (apos 20 anos) um //e original. Mas alegria mesmo foi receber um telefonema de um amigo..."me empresta seu //e prum velhote dar uma rabiscada em cima dele???"

Tem coisas na vida, que nao tem preço. Esse autografo ai é uma delas. Poucas coisas aos meus 40 anos me trouxeram tanta alegria, quanto esse autografo.


Espero um dia poder apertar a mao do Woz, agradecer pela sua inspiração, e ver o seu sorriso aberto em saber que seu legado inspirou mais uma pessoa - sim, afinal historias iguais a minha, deve ter aos milhares por todo mundo - mas duvido que debaixo de sua humildade, o "mestre" nao sorria em saber que mais uma vida mudou por causa da sua obra

Fica o meu agradecimento aos amigos que tornaram esse sonho possivel. E continua a esperança que um dia eu encontre pessoalmente o "mestre"


domingo, novembro 16, 2014

A prova que a computação ja foi mais legal ;)

Oi, meus 20 ou 30 leitores, tudo legal?

Hoje eu vou falar sobre um assunto que me incomoda ha anos: A falta da "praticidade" na computacao pessoal para os pequenos, que nunca usaram um computador antes.

Minha namorada tem um filho de 12 anos. Inteligente e curioso. Ele tem contato diario com a informatica (tem computador, celular, tablet, videogames, etc) porem nunca viu um computador antigo. Antigo no sentido das maquinas pre-pc, ou seja, Spectrum, Apple, Atari, TRS-80, etc

Um dia, levamos o guri pra um encontro da lista videomagia, la na casa do Junior Capela.


Encontro legal, gente legal, um monte de micros antigos. E uma hora, eu sentei no Atari 800 e digitei um programinha bobo...

10 PRINT "Tabajara Labs ";
20 GOTO 10

Esse programa é basicao, so enche a tela de "Tabajara Labs" e mais nada. E mesmo assim, o moleque pirou o cabeção.

!!!


Nós nos afastamos tanto do "basicão" que nao percebemos o quão distantes estamos dos tempos onde era só ligar um computador e, instantaneamente, começar a programar. Isso é algo que faz uma falta danada e não percebemos. O resultado é que o moleque sentou na frente do computador e - com poucas instruções - COMEÇOU A PROGRAMAR!!!


Os computadores de hoje em dia não apresentam mais essa abordagem "amigavel" que as maquinas antigas com BASIC interpretado apresentavam. Hoje em dia, no mundo das janelinhas e do include não temos mais programas digite-e-rode. Hoje temos dezenas de passos ate digitar uma linha de codigo que imprima algo na tela e satisfaça o usuario. Longe então de gerar a necessaria curiosidade sobre o assunto. 

Provavelmente voce tem um programador na sua casa. Ele só nao descobriu ainda, porque complicamos demais o processo.

O que podemos fazer para descomplicar a informatica???

quinta-feira, novembro 13, 2014

Fitas de 1900 e bolinha

Eu ADORO fitas "originais" nacionais para todos os computadores :D

Essas eu recebi do Victor Trucco e do Alexandre Castello Branco, ambos amigos de longa data

Voce tem dessas fitinhas e nao quer mais? Manda pra ca que eu scaneio a capa e digitalizo o conteudo, e disponibilizo para que os arquivos nao mais se percam!



terça-feira, novembro 04, 2014

domingo, novembro 02, 2014

Ostentação Applemaniaca Retrocomputacional! :D

Appli-Card, uma placa CP/M muito mais avançada que aquela placa "padrao" da microsoft (é...a Softcard é invenção da microsoft, sabiam? :D) que todo mundo tem aqui no .BR :)



 Olha ela dando boot no meu Apple //e :D



Appli-card e DuoDisk (2 drives de 5 1/4 pro Apple //e) 




3 RARISSIMAS (aqui no BR, pq la nos USA é bem comum) Ramworks III, com 1 MByte de memoria cada uma :)

Dia da ostentação applemaniaca retrocomputacional tabajara :)