14 junho 2013

Hoje nao é sobre computador, mas é...sobre computador :)

Ta, hoje a postagem nao é essencialmente tecnica, mas é um assunto polemico e acho que trará uma discussao bacana. Alias, eu to indo amanha buscar um mundo de novidades pra voces. Mas por hoje nao tem fotinho, nao tem nerdy pr0n, nao tem micro desmontado. Vamos falar de...

...preços. 


Eu as vezes passo horas caçando oportunidades no ML. E como tenho memoria fotografica, normalmente guardo o preço das coisas que vejo. E vou plotando na cabeça o aumento INACREDITAVEL de preços que tem rolado de um ano pra ca.

Cada qual cobra o que quiser pelo que é seu. É fato. E tambem tem aquela da oferta e demanda. Obvio que tambem tem os "insanos" que vendem a 2000 o que todos vendem a 300. Mas o Mercado Livre mostra uma tendencia muito perigosa - a dos usuarios que inflacionam o mercado e - os piores - aqueles que SEGUEM o que veem no mercado livre.

Por exemplo: 

Macintosh Color Classic com zip drive SCSI e impressora - 2200 reais
Tamos falando de 1000 dolares. Voce sabe o que voce faz com 1000 dolares no eBay? Voce compra tudo isso ai que o rapaz oferece, recebe via fedex, paga os impostos e ainda sobra MUITO dinheiro.

Drive de disquetes Apple - 539 reais
Por esse dinheiro voce compra um no eBay (30 dolares, 60 reais), manda vir de frete expresso (150 dolares, 300 reais), paga o imposto em cima disso tudo (108 dolares, 216 reais). Obviamente que voce nao vai ser louco de pagar 150 dolares de frete. E dificilmente vai ser taxado. Ou seja, nao vai pagar 200 reais

Mac SE com defeito, sem teclado e mouse - 800 reais
Nao preciso nem comentar a insanidade dessa oferta, né? :o)

Isso estamos falando de coisas importadas, que foram produzidas aos borbotoes mas grande parte ja virou sucata e/ou plastico moido. Agora o que voces me dizem de:

Gravador cassete Gradiente Expert - 400 reais
Nao vale 10. Serio. E foi produzido aos milhares

Atari 2600 - 300 reais
Fala SERIO! O videogame mais vendido do universo nao é raro MESMO

MSX Expert Plus - 600 reais
HEIM? Dá pra comprar um Playstation 3 com isso!!! Ou um notebook usado e emular o Expert!

E por ai vai...

Estaria a retrocomputação virando "trés chique" e custando uma fortuna, ou o pessoal anda usando muito folhinha de 5 pontas?

Pensem nisso, vamos ser razoaveis? :o)

7 comentários:

Formigão disse...

É a insanidade do ML

Newton Pessoa disse...

A gente está sofrendo da doença holandesa. Somos exportadores de commodities que subiram muito com o progresso da China (minério de ferro, bauxita, soja etc.) e inundou o nosso mercado com dólares. O resultado é que todo mundo enlouquece com os preços. Aqui tudo está muito caro. O engraçado que o mesmo cabra que pede 300 reais numa sucata podre no ML, reclama no Facebook aqui está tudo muito caro e prefere comprar em Miami, FL.

Unknown disse...

É, como aquele sujeito q tinha um Mac512 e foi vender, pediu 3000 reais... Oh, wait!

Ronald Anchite disse...

Asouza. Cade vc no skype.??? Da sinal de vida. Tava achando que vc tinha morrido.

Paulo C. Barreto disse...

Andam usando muito álcool isopropílico na limpeza das cabeças do gravador Expert...

Helio Ribeiro disse...

Estamos trazendo aos computadores clássicos o que já ocorre com os carros clássicos.

Unknown disse...

Até hoje me arrependo de ter jogado fora 400 reais comprando um Amiga 600 por impulso no ML..