27 maio 2013

O sumiço do eMac (ou, polir plastico nao é facil!)

Outro dia um amigo, o Alain Mouette, me perguntou: "Taba, porque voce coleciona tanta velharia e gasta tempo com elas?"

Bem, há um monte de razões, mas uma delas é o que eu aprendo com essas velharias. É futucando nelas que eu penso "fora da caixinha", enxergo pontos de vista de outros projetistas e ao mesmo tempo me divirto fazendo coisas que - normalmente - eu nao faria.

Este eMac por exemplo...


 Eu ganhei esse eMac e como o proprio dono disse, "impossivel voce faze-lo funcionar". Nao apenas eu o fiz funcionar como acabou tomando o lugar do meu G4 Quicksilver na lista de "macs que eu uso porque eu quero conhecer o Mac OS X". Só que eu sou chato, gosto das coisas bonitinhas, e este mac foi jogad...eh..."guardado" com a tela pra baixo, ou seja, arranhou a borda frontal toda. Se voce clicar na foto e olhar ali pela area do alto falante esquerdo, embaixo tem um monte de riscos. Na coluna vertical esquerda tambem. E olha que eu ja gastei muito "Brasso" e braço (pun intended) pra melhorar.

Cheguei a conclusao que, o negocio mesmo, era arrancar a frente e meter a lixa.


Ora, eu nao faço a MENOR IDEIA como se dá polimento em plastico, acrilico ou seja la o que seja. Considerando que este micro é uma sucata gratuita, e que eu QUERO polir a frente dele, desmontei-o e passei as "experiencias macabras tabajara"

Comprei lixa 600 e 1200, lixei a frente toda com lixa 1200 (menos os lugares que haviam riscos MUITO fundos, onde usei lixa 600), lavei e vi uma linda e lisa frente de plastico branco fosco. Obviamente, tomei TODO O CUIDADO com a palavra "eMac" no topo, que imaginei que fosse pintada.

3 horas depois, meio litro de Brasso, meio quilo de estopa e MUITO esforço, a frente brilha "alguma coisa", mas ainda nao ficou perfeito, e o nosso "eMac" do topo está se apagando :o(
 

Mas afinal, e dai? Foi um micro gratuito, que se tornou um companheiro bacana de experiencias. Estou experimentando nessa frente varias tecnicas de polir plastico e estou aprendendo como se faz. Por isso que eu sei fazer tanta coisa, e tambem por isso que as vezes as pessoas se espantam com a quantidade de coisas que sei fazer - A curiosidade natural e a aplicação nos meus "brinquedos" trazem-me conhecimento e pratica, ou "know-how" como alguns teimam em dizer.

Afinal, o maximo que eu perdi foi tempo, que eu tenho de sobra :o) E ainda vira mais um post pra voces que curtem o Tabajara Labs :oD

Em breve, tutorial completo do inicio ao fim (desmontagem, limpeza, polimento, erros de gravação, remontagem, teste e opiniao final do processo) para diversao de voces. Entrou um virus SINISTRO no www.tabalabs.com.br, e eu ainda nao tive sac...eh...tempo de consertar. Em breve, site de volta com muitas novidades :o)

E se alguem tiver uma frente em bom estado pro eMac, ou sucata do mesmo, aceito de presente.

Alias, meu aniversario foi sexta! Cade meus presentes? ;o)

Nenhum comentário: