23 abril 2012

Como voce gerencia suas musicas?

(eu ja falei que esse editor novo do blogger é UM LIXO? Nao? Ditto.)

Quando eu era mais novo, la pros meus 15, 16 anos, eu ja trabalhava com manutencao de micros e ia muito de onibus pra la e pra ca, atender clientes. Meu fiel companheiro era um Walkman da Sony que eu nao lembro o modelo mas era lindo, tinha um sonzao e eu tinha UMA fita.

Ta, eu tinha outras fitas. Mas eu ouvia UMA fita. De um lado tinha uma selecao de musicas do Rick Wakeman, do outro lado uma selecao do Kraftwerk.

Era uma epoca que era "dificil" voce ter muitas musicas em casa. Eu tinha alguns discos, tinha algumas fitas gravadas do radio, mas ESSA era A fita. Gastava de tanto que eu ouvia. Eu nao carregava mais fitas comigo no bolso...Eu so ouvia ESSA fita.

Entao o tempo passou, e eu ganhei uma colecao de discos de rock progressivo (minha paixao) do Artesio Ferreira, la de Araras

Eu nao sabia bem o que ouvir, tinha bem uns 200-250 discos...SO COISA BOA, nao tinha um misero disco que voce pudesse dizer "ah...". Mas ai eu travei meu primeiro contato com algo que eu posso chamar de "sindrome do excesso de opcoes"

(hoje eu to com preguiça de escrever :P)

Quando tinha UMA fita, era facil. Era so apertar o play :) Nem tirar ela do walkman pra ouvir o outro lado eu tirava, porque o walkman era auto-reverse :o) Entao nao tinha muitas escolhas a fazer

Mas e com 250 discos?

Hoje em dia, a coisa é um pouco pior. Tenho umas TRINTA MIL musicas no HD do meu computador. Peguei todos os meus CDs e DVDs (alias, parenteses: Ta baratinho comprar CD usado hoje ne?) e passei pro computador. E olha que sao MUITOS. E mais uma vez, nao sei como gerenciar esta bagunça toda.

Eu raramente ouco musica pela dificuldade de indexacao - achar o que eu REALMENTE quero. Fora o fato que eu tenho que ligar o computador, ligar o tv (é...), procurar musica, procurar e procurar.

Ja tentei boxee, ja tentei xbmc...Será que existe alguma coisa BOA pra indexar e ouvir musica? Melhor ainda se for open source, porque ai eu escrevo um plugin pra uma caixinha externa, que nao precise pelo menos ligar o TV. Ate porque tem o servidor na sala que ja fica ligado direto mesmo

Vamos abrir uma discussao aqui? Diga nos comentarios...Como voce organiza (e ouve) suas musicas em formato digital?


Update: Apos ANOS procurando a foto desse walkman que ninguem conhece, aqui está a cara do bichinho :oD Só nao achei o modelo...Eu sei que ele é o modelo superior ao WM-FX40.


Mais update!!! :oD

É o WM-FX43! Achei uma foto dele NA CAIXA :oD


8 comentários:

Umberto disse...

Ae Tabajara,

Tenho um problema parecido, mas um pouco maior. Já que tenho música digital e muita analógica (K7 e Vinil). As digitais, eu corrijo as etiquetas ID3 com título, álbum, artista, etc, e depois organizo por "Inicial/Artista/album/numero - titulo - artista.extensão" (ou como "Inicial/Compositor/álbum/número - título - artista.extensão". no caso de Música Erudita.
Uso o Rhythmbox como player e ele faz buscas rápidas por qualquer termo nas 'ID3 tag'.
Agora, a música análogica, eu iniciel um processo de classificação e catalogação como em uma biblioteca.

até mais.
Umberto

Gabriel Parreira disse...

Eu uso o Winamp mesmo, vou pela ID3 tag. Nas pastas organizo por
Artista/ano/album. Simples assim. Não me perdi nunca. O importante é não deixar faltar as informações de tag, senão fica muuito difícil a busca depois.

Sites de Eletrônica disse...

Fala, Tabajara....

Já arrumou um cantinho para morar? Espero que sim, pois já passei no passado essa situação que passou, e sei como é as coisas aí em Sampa.
Bem, sobre as músicas posso te dizer que bons tempos eram aqueles na década de 80 quando eu passava horas na frente de um stereo system daqueles que tinha toca disco, equalizador, toca fitas, amplificador e outros bixos mais tudo separado...som de prima.
Sem falar no micro sistem Aiko...Que som...hoje é tudo lembrança..
Hoje me contento em ouvir a barulheira musical no celular, no nano system(tão pequeno é, e tão ruim é o som)ou no computer; ou seja, apenas para ouvir as musicas mp3.
Como são muitas músicas, para eu não perder muito tempo ouvindo sempre as mesmas, eu gerencio da seguinte forma.
Criei 1 arquivo com várias pastas internas com total de 25 musicas cada pasta, logo, se hoje eu ouvir a pasta 1, amanha ouço a 2, 10, ou a 20, pois com o tempo você acaba sabendo onde está aquela musica favorita; logo, é só escolher a pasta e pronto, além de você copiar para o celular, mp4 ou o tocador que for o arquivo inteiro, ou apenas as pastas favoritas, grande abraço,

Klerk....
eletronicadivertida.blogspot.com.br
O bom que

Unknown disse...

Qdo paro p/ ouvir música ultimamente (acabo ouvindo + podcasts, inclusive de música), acabo usando um player a la WinAmp, já tenho tudo separado em diretórios (aliás, ainda tem coisa a ser arrumada), pego lá e pronto.

Mas n sou um bom parâmetro p/ isso...E tb adoro rock progressivo. =)

Leonardo Suarez disse...

Uso o Banshee/Rhythmbox no Ubuntu. É o mais simples que eu achei. Tem um bom esquema para organizar os arquivos... importante mesmo é ter as tags corretas. Dá trabalho, com certeza, mas você só faz uma vez.

Rodrigo disse...

Por causa do iPod, eu tive que catalogar minhas musicas corretamente. Antigamente era apenas organizado por pastas, depois do iPod, alem das pastas, organizo a iD3 dos arquivos. Eu uso um player chamado media monkey e uso uns recursos de auto tag dele.

Veja no meu blog:
http://digoreis.net/2009/01/15/mediamonkey-tutorial-3-organizando-arquivos-e-tags/

cdfreitas disse...

Gosto muito do Amarok (kde) e de seu irmão Clementine (kde, windows, gnome).
Quanto à organização, snme o amarok tem uma função de reorganizar a biblioteca, baseado nas tags mp3.

Unknown disse...

Se você usa Windows, eu te aconselho fortemente a usar o iTunes. Eu comecei a usá-lo quado comprei um iPod, no começo detestei, mas depois que aprendi a usar, não consigo mais ficar sem. Ele tem um recurso (pouco conhecido)onde você acerta as tags ID3, e ele cria uma pasta com o nome do artista, dentro uma pasta com o nome do album, e as mp3 ele coloca com o nome da música e faixa. Tudo automagicamente, é maravilhoso. Aqui tem o tutorial que li a aprendi a usar: http://www.ilounge.com/index.php/articles/comments/the-beginners-guide-to-itunes/

O iTunes é grande e pesado, mas esse recurso dele faz valer a pena instalar e usar.