25 janeiro 2010

Avatar é bao! :D

Hoje, domingao daqueles, me rendi - fui ver Avatar em 3D.

Nota que eu nunca na minha vida tinha visto um filme em 3D. Fazia tempo que eu queria ver, mas aqui nessa provincia do interior nunca que apareceu um filme decente (e nao descente, analfas) em 3D. Deve ate ter tido outros, mas eu nao vi. Whatever, vamos la.

A primeira surpresa foi no shopping praia da costa, os lugares agora serem NUMERADOS. Por um lado e bom pacas - acabou a fila. TEORICAMENTE. Porque la estava, uma fila enooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooorrrrrrrrrrrrrrrrrrmeeeeeeeeeeeeeee de pessoas querendo entrar primeiro. E o meu lugar tava la, vazio, guardadinho. Nada como nao ter pressa.

Ok, entrei, ja na entrada os caras te dao o oculos para 3D. É um oculos super estiloso, bonitinho, cuti-cuti, com um sistema da sensormatic, anti-roubo. Obviamente um canivete ou um pouco de papel aluminio fazem o sistema ser burlado com facilidade. Mas nao quero falar de roubo. O oculos é bacana, pena que nao tem pra vender na lojinha do shopping.

Começa o filme, os traillers sao em 3D tambem. UAU! O troço FUNCIONA! Nao tem como dizer pra voces o quanto é bacana ver o filme em 3D. É como se um outro mundo se abrisse perante voce.

Ai veio um momento engraçadissimo da historia...

Como voces sabem, eu sou nerd até o tutano do ossinho do dedo mindinho. Nao apenas eu estava assistindo o filme, como tambem analisando a tecnologia (4 bitplanes independentes pras cenas filmadas, mas perai que eu ja falo disso) e olhando as referencias a outros filmes...O chefao da estacao por exemplo é o alien do MIB, a mocinha que pilota o helicoptero é a namorada do vin diesel no "velozes e furiosos" (a michelle fernandez é feiosa, mas ela nao é uma gracinha?) inclusive usando o mesmo oculos papai-sou-mau...mas ai eles falam do minerio que vao buscar em pandora...

UNOBTANIUM!!!

Cara, eu dei uma gargalhada, mas uma gargalhada daquelas ALTAS. O pior que SO EU dentro do cinema (lotado) ri quando o cara falou em unobtanium!!! Pra quem nao sabe, unobtanium é uma giria de internet que designa alguma coisa impossivel de se obter: Carro zero com 100 anos, garantia de impressora lexmark, virgem de 35 anos e por ai vai. Eu achei o maximo! Por isso a gargalhada e...ninguem riu.

Obviamente, depois da gargalhada (altissima e sincera), meia duzia fez um rs rs rs tipico de quem ri pra dizer que entendeu a piada, mas nao entendeu porra nenhuma, só pra nao fazer feio. Mas a realidade era essa, ninguem fazia a mais remota ideia do que era unobtanium. O link da wikipedia ta aqui pra quem quiser se deliciar ;o) Alias, agora que eu fui perceber, a grafia certa é Unobtainium, faltou um "i". Fica o mico para voces verem que eu corrijo a todos, mas eu tambem erro.

De qualquer forma, o filme foi otimo. Fazia um tempao que eu nao me divertia assim :o)

Ah, os bitplanes...bem lembrado...

Quem ja mexeu com computacao grafica, "demos", programacao de micros mais antigos, sabe que normalmente voce tem N "bitplanes" ou seja, planos separados onde voce pode movimentar coisas separadamente, assim facilitando uma simulacao de tridimensionalidade pela variacao de paralaxe entre os objetos. Imagine como uma imagem colocada por tras da outra e movimentada independentemente.

Neste filme, há duas situacoes diferentes de tridimensionalidade: Uma é nas cenas filmadas. Voce percebe **claramente** que há 4 "planos" de ação na imagem, no eixo Z (pra dentro da tela). Ja nas cenas digitais (60% do filme) voce percebe N planos, sendo que eu contei N ate 40, mas provavelmente há mais. Fica facil de voce perceber em uma cena onde há uma fileira de 6 ou 7 pessoas alinhadas lado a lado, em direção do eixo Z. Se voce prestar atenção, vai perceber que todas essas pessoas estao no mesmo plano, enquanto o "coronel-manda-chuva" ao lado delas está em um plano diferente, etc. Ja nas imagens digitais, voce REALMENTE percebe varios planos com facilidade.

Isso nao desmerece o filme nem a tecnica. Só achei curioso porque nao é um 3D "real" nas filmagens, parece até que as coisas foram filmadas em separado e depois sobrepostas.

Ou será que eu meramente nao enxerguei direito? :oD

4 comentários:

C_E disse...

Na verdade o óculos 3D nao tem (quase) utilidade nenhuma fora do cinema, SE for (e deve ser) do mesmo tipo da Dolby usado no Viagem ao Centro da Terra :P .Ele trabalha com luz polarizada, filtrando a luz refletida na tela "cuspida" pelos 2 projetores e mandando somente uma imagem pra cada olho :)
"quase" por que talvez um dia inventem projetores caseiros com 2 lentes e o mesmo sistema. Imagina o preço que seria uma coisa cuti-cuti dessas :P

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

C_E, a primeira coisa que eu fiz quando peguei o oculos foi colocar na frente do LCD do celular e gira-lo 360 graus. Quando o oculos é com polarizador, voce ve a tela escurecer e clarear conforme gira a lente. Esses nao. Pode ate ser que seja um tipo diferente de polarizador que eu nao conheça. Realmente havia a marca da dolby ao lado do oculos. Mas pra mim, a lente parecia vermelha/azul mesmo.

C_E disse...

Agora fiquei curioso :D

Não chegou a passar nenhum trailer ou propaganda na tela no formato comum (não 3D) ? Quando isso aconteceu comigo antes de começarem os trailers e o filme (isso na época do viagem ao centro da terra), era como tapar um dos olhos com a mão, ficava bem escuro.

Alexandre Souza - PU2SEX disse...

Passou e nao aconteceu isso nao, dava pra ver direitinho com os dois olhos...to te falando, nao era polarizador nao!