01 março 2009

A estupidez aplicada aos relogios

Atenção: Post altamente tecnico. Se nao curtir tecnologia, pule pro proximo post :o)

Relogios sao uteis, mostram a hora e te mantem sincronizado com outras pessoas. Enquanto estao sincronizados entre si.

Os relogios estao conosco desde os primordios. Primeiro os relogios de sol, interessantisismos dispositivos que mostravam a hora de acordo com a posicao do sol. O relogio era inerentemente preciso, uma vez que estava sincronizado com o sol. Entendeu a questao? O relogio estava sincronizado com um "padrao de tempo", por isso era extremamente util.

Mas e os relogios de hoje em dia?

Temos uma dezena de relogios dentro de casa. Desde o seu confiavel relogio de pulso, até os relogios do microondas, videocassete, dvd (dvd ainda tem relogio?), computador, videogame, mp3/4/5/6/7/8/9/10/11/1*10^123, etc. Um monte de relogios que invariavelmente estao atrasados, adiantados ou completamente fora de sincronismo. Ou seja, de que adianta voce ter um mecanismo de sincronismo com o mundo, se ele está fora de sincronismo? Completamente inutil.

Deveriamos ter um "padrao de frequencia" que transmitisse em HF codificado a hora atual sincronizada com o observatorio do Valongo. O bom e velho CW serve nisso ai. Poderia transmitir a hora atual em CW e qualquer receptorzinho AM boboca conseguiria receber este sinal. O proprio microprocessador do relogio decodificaria a hora exata e sincronizaria o relogio. Isso serve para qualquer coisa. Relogios de pulso podem usar este sistema de sincronismo. Lembre-se: Voce viu isso primeiro no Tabajara Labs :o)

Porque o observatorio do Valongo nao implementa isso, ao inves da PIADA que é a tranmissao em (aproximadamente, ta sempre variando) 10 MHz? :o)

Vamos fazer um lobby pra isso acontecer? :oD

5 comentários:

Carlos CT4RK disse...

Na Europa temos a estação alemã DCF77 que funciona bem. tenho no quarto dos radios, dois relogios de parede, com um pequeno RX dentro, antena de ferrite incluida, e apesar de estar a mais de 2000Km do transmissor, os relogios estão sempre sincronizados ao segundo.

73 de Carlos Mourato CT4RK

Séfora disse...

Eu vivo perdendo o horário do maldito ônibus por causa dessa falta de sincronismo, assim tenho que sair mais cedo e ficar esperando na rodoviária fedorenta(odeio rodoviárias).
É terrivel mesmo, cada relógio marcando uma hora diferente, o da escola tam bém está sempre errado saio correndo de casa achando que estou atrazada e chego lá o portão ainda nem abriu...E esse post não foi tão "altamente técnico" assim...Mas sua idéia é muito boa.

Unknown disse...

Isso já existe, mas não no Brasil. Dá uma olhada nesse site: http://www.atomicwatches.com/

Em alguns lugares, sinais com a hora, vindos de relógios atômicos, são usados para sincronizar os relógios. A precisão, entretanto, por mais que seja de um relógio atômico, acaba sendo perdida pelo tempo de propagação da onda. Mas mesmo assim, as pessoas precisam sincronização até os minutos na maioria das vezes, o que é mais que aceitável :)

HOMOLOGrADO AsNATEL disse...

Muito BOM Souza!!PArabéns pelo teu BLOG. Será que posso PUBLICAR teu texto, no meu nem tão lido BLOG? Acho que só eu leio ele...hihihi
Achei ótima a idéia do CW x TIME. Eu particularmente, no entanto, uso o sincronismo de celular, de uma certa operadora aqui do RS. Este está sempre certo! :-)
Baita 73!
Luiz Colossi
(PY3DU)
Guaíba - RS
http://py3du-radio-esquerda-guaiba.blogspot.com/search?q=kit+homologrado

HOMOLOGrADO AsNATEL disse...

Por outro lado, se tem coisa que eu não gosto, é comentário censurado. SRY mas gosto de ser sincero!
ABS

COLOSSI