16 março 2009

A apple e sua nova politica estupida

A apple...ah a apple...

Me lembro do inicio da apple. Era uma placa-de-computador pra ligar na tv. Criada pelo Woz, o magico de Woz, um dos engenheiros, projetistas e hardware hackers mais adimirado, respeitado e até endeusado do mundo. Exemplo de humildade e caridade. Merece todo o dinheiro que tem, trabalhou duro e ainda repartiu o que tinha com todos.

Mas a apple ta toda mudada, ela ficou na mao do demonio, do "amigo" maldito do Woz, o Steve Jobs

Agora, a apple deu mais um passo (longo) em direção contraria a apple de outrora - o novo ipod nano tem que ter um "chip de autenticacao" em qualquer acessorio que se conecte externamente ao mesmo.

O detalhe? É que ele nao tem botoes :o)

O novo Ipod Nano é um dispositivo "revolucionario" (wow) com UM circuito integrado. Sim, voces leram direito. UM misero circuito integrado multi-camada, que tem ROM, RAM, Flash, processador e tudo o mais em um unico encapsulamento. Consome 7,3 miliamperes (nao, eu nao escrevi errado. A bateria de nunseidasquantas de litio tem 73 miliamperes pra 10 horas de audição. estamos falando de 7,3 miseros miliamperes consumidos durante uma hora de reproducao. Isso é 1/4 do que um LED de alto brilho consome. Morram de inveja.) e é praticamente lacrado em um "shell" de aluminio.

O problema é que, para controlar esse bichinho fofo, voce precisa de botoes externos - que o fone de ouvido original da apple disponibiliza. O problema é que, se voce pifar o fone de ouvido externo, ACABOU controle de ipod. Ou voce compra outro fone original da apple...ou...compra um fone que PAGUE royalties a apple, porque o fone de ouvido nao tem apenas 3 botoes e viva. Ele tem um microchip que se comunica serialmente com o processador do Ipod, de forma encriptada.

Pra leigos: ou voce compra o microchip da apple ou voce nao faz um acessorio pro ipod nano.

Francamente...tsc...tsc...tsc...lamentavel!

Mas tem uma solucao:

Corte o fio do fone de ouvido logo depois do controle. Coloque um jack P-2 Stereo daquele tipo que se poe em cabo, e seja feliz. Use qualquer fone de ouvido com seu ipod nano :) Normalmente o que dá defeito sao os foneszinhos de ouvido mesmo...

Agora, Bola PRETISSIMA pra apple pra essa tentativa de restringir quem faz acessorios pro seu brinquedo. Comprem de outra marca, NAO COMPREM APPLE.

Um comentário:

Luciano disse...

Quer apostar quanto que logo logo aparece um clone chines do fone, a venda até se abusar o DX?