18 fevereiro 2009

Quadrinhos...

Eu tenho uma historia meio doida com quadrinhos...

Desde pequeno, eu sempre fui amarradao em revistas em quadrinhos. Obviamente, os quadrinhos apropriados a minha idade. Monica e sua turma, disney, os saudosos quadrinhos infantis da RGE e por ai vai. Essa "paixao" ficou guardada até os meus...hmmm...sei la, 15, 16 anos, dificil de lembrar assim de cara...quando eu comecei a trabalhar junto ao pessoal da Exoteric Software (alguem lembra disso, la em cascadura?) e conheci o maravilhoso mundo dos quadrinhos "underground". Ou adultos, se preferirem.

Quadrinhos "adultos" nao sao quadrinhos pornograficos. Sao quadrinhos com historias mais fortes, traço mais "cru" e ao mesmo tempo mais elegante. Sao historias diferentes, ideias e visoes diferentes. Os personagens fumam, usam drogas, tem alguns que sao bons, alguns sao ruins. Curiosamente, o "divisor de aguas" na minha vida nao foi Sandman (fantastico) ou watchman (EXCELENTE), mas sim a revista Animal.

Como o pessoal que eu trabalhava curtia muito quadrinhos, eu tive a oportunidade de conhecer bastante coisa do undergrudi. Mas a revista "animal" era realmente o hub que concentrava todas as ideias, visoes e traços diferentes, caracteristicos de cada cartunista. Eu ja conhecia o trabalho de Angeli e sua turma - trabalho alias fantastico! - mas conheci Marcatti, Jayme Hernandez e outros incontaveis desenhistas que tinham uma habilidade impar de contar historia com a caneta nanquim.

(parenteses: Há um EXCELENTE trabalho de Marcatti, que é a quadrinização de uma historia de Eça de Queiroz...procura ai no google!)

O curioso disso tudo, e porque nao dizer mais interessante, era descobrir os traços de cada cartunista. Cada um tem uma forma bem caracteristica, bem propria de desenhar. Os bonecos do Marcatti tem nariz comprido, uma forma facilmente reconhecivel. Os do Jayme tem uma beleza plastica incomparavel. Alias, observar um personagem de Hernandez é quase uma aula de anatomia cruzada com aula de desenho. Os homens sao realistas e as mulheres, belissimas. Nao apenas belas em sua aparencia, mas naturalmente belas, as formas sao extremamente proporcionais. Sejam as mais voluptuosas, sejam as mais gordas, ou as mais magras, voce parece que está vendo uma foto, de tao bem desenhado que é.

Inclusive aconteceu um negocio curioso essa semana. Fui a casa do Oswaldo Fu, la em Nova Friburgo, e entre varios momentos achei varias revistas em quadrinhos, as quais reconheci de nome, sobrenome e comentarios instantaneamente. Ate eu fiquei espantado o quanto eu lembrava desses quadrinhos que ja ha muito nao via.

Mas todo esse prologo foi pra contar de uma excelente novidade que eu acabei de conhecer

Lendo o Jacaré Banguela, excelente blog de humor escrachado, eu achei essa perola aqui:

http://10paezinhos.blog.uol.com.br/

Da um pulinho la, esquece meu blog. Para pra prestar atenção no traço elegante dos caras. Fazia tempo que eu nao via cartun tao bem traçado, cada desenho é realmente uma obra de arte. O traço, os angulos retratados, o fio da meada das historias...Indescritivel. Só voce indo la pra ver mesmo.

Inclusive, Neil Gaiman fez um comentario sobre um dos trabalhos deles:

"I loved Umbrella Academy, which I enjoyed [to] no end."

- Neil Gaiman

Um comentario desses ja é suficiente pra definir o quao bom é o trabalho dessa rapazeada.

O que? Ainda nao foi la? Ta perdendo tempo...

Nenhum comentário: