11 novembro 2008

As Mercedes e voce

Como todo bom radioamador, eu leio muito. Seja um databook de 1900 e bolinha quadrada, seja um artigo em pdf escrito hoje pela manhã. No meio do caos de pessoas desinformadas e com conhecimento "pratico", é legal voce ter base pratica E teorica sobre o que voce vocifera. Nao é pra qualquer um. Deveria ser. Infelizmente, nao o é.

Agora pela manha, estava eu tomando o meu café e lendo uma 73'Amateur Radio de fevereiro de 1996. É, revistas antigas as vezes tem melhor conteudo que as novas. Diga-se de passagem, é uma pena a revista Antena-Eletronica Popular ter se tornado um "boletim bimestral". Depois que o GAP morreu, parece que a equipe editorial da revista se distanciou bastante da realidade. Mas isso é outro assunto, e deixo aqui minha admiracao e respeito por toda a equipe do grupo ANTENNA, com os mais sinceros votos que a revista melhore bastante e volte a ser mensal. Eu inclusive escreveria de graça pra ela, só pra ver coisas mais "relevantes" ao publico original da mesma.

Mas como eu estava dizendo, eu estava folheando a 73' e um trecho do "Never say die" do editor me chamou a atenção. Vou posta-lo aqui, traduzido, para que todos possam aproveitar algo que eu considero um grao de profunda sabedoria.

"Sua Mercedes.

Se voce seguiu os conselhos do tio Wayne, e começou seu proprio negocio, um destes dias voce vai estar pensando em comprar uma Mercedes, Jaguar ou Porsche. A mercedes é um bom investimento porque ela é tao bem planejada e montada. Estas coisas normalmente duram meio milhao de milhas, se voce cuidar bem dela!

Isso significa que voce nao deveria usar oleo queimado para o motor, ou agua de bica pra re-encher a bateria. Significa tambem nao colocar raspas de ferro ou açucar no tanque de gasolina. Significa limpa-la e poli-la de vez em quando. Se voce alguma vez ver um conteste do "concours d'elegance", vai ver carros de 20 e 30 anos de idade parecendo que sairam da concessionaria agora.

Porque deveria eu fazer sugestoes tao ridiculas? Voce nunca vai tratar um carro de 50 mil dolares (N.doT.: La fora né? rsrsrs) desse jeito, vai? Entao porque voce se preocuparia mais com seu carro, do que com seu corpo, que é infinitamente mais complexo e valioso pra voce? Se voce ganhar dinheiro suficiente, voce pode sempre trocar até o mais caro dos carros. Mas voce tem apenas uma chance com seu corpo. Se voce bagunçar a casa, nao há troca, nao importa quanto dinheiro voce faça. Pense nisso. Se voce se importa com o manual de instrucoes do seu corpo, voce vai encontrar avisos enormes contra abastece-lo com BigMacs, batatas fritas e coca-cola. Pior, voce nao apenas está colocando raspas de metal no seu sistema de combustivel. Voce esta encorajando suas crianças e netos a prematuramente destruir seus corpos tambem!

Se voce acha que eu estou exagerando, de um tempo para ir a um encontro de radioamadores e de uma boa olhada ao seu redor! Estes caras estao ocupados reduzindo a vida prevista de seus corpos de uns bons 100 anos para meros 50 ou 60.

Nao, nao consulte seu medico para ter o livro de instrucoes do seu corpo. Ate a poucos anos atras, a maioria dos medicos fumava, mostrando quao pouca atencao eles dao a manutencao dos seus proprios corpos. Cigarros eram chamados "pregos de caixao" no tempo da primeira guerra, desta forma nunca foi nenhum segredo o quanto eles destroem seu corpo.

Quantas pessoas nos seus 60 ou 70 anos voce conhece que estao em boa saude? Bem, o lado bom disso é que mantemos nossos hospitais e doutores ocupados. Nossos habitos alimentares e medicinais geraram uma industria de 1 trilhao de dolares e alguns programas de tv muitos legais!

Nós comecamos alimentando nossas crianças com essas formulas, parcialmente capando seu sistema imunologico pro resto da vida. Entao nós as atacamos com as vacinas, que permanentemente bagunçam seus sistemas de defesa. Enchemos seus dentes com o veneno mortal chamado mercurio, que lentamente é descarregado em seus corpos. E entao, pra completar, os levamos ao Mac Donalds e os ensinamos a comer lixo. Nos compramos doces abarrotados de açucar para seu café da manha. E ai?

(vou terminar por aqui, pq agora o Wayne começa a falar dos seus livros, vou so colocar o finalzinho)

Se voce acabar com sua Mercedes, voce pode sempre comprar uma nova. Se voce acabar com seu corpo, voce vai ter que reencarnar pra conseguir um novo. Pense nisso na proxima vez que voce comprar uma caixa de latinhas de cerveja."
É ou nao é pra pensar? :o)

Nenhum comentário: