21 abril 2006

Porque eu pago mais caro na Farnell?

Eu sou fã de carteirinha da Farnell. Ultimamente tenho comprado componentes só lá. E pago 9 contos de sedex a cada pedido. E espero 3 a 4 semanas pros produtos chegarem dos USA quando nao tem no estoque local. E me sinto feliz com isso.

Eu vou tentar expor os motivos aqui, mais ou menos como uma demonstração do que é a internet "comercial" brasileira:
  • Odeio falar com gente estupida. Infelizmente devido ao aperto monetario do nosso maravilhoso país, a maioria das pessoas na linha de frente de uma grande empresa é apenas estupida. Por mais estupido que isso possa parecer (colocar gente estupida a frente de uma empresa), é regra e nao é exceção. A grande maioria das empresas brasileiras que anunciam na internet, tem como linha de frente uma fila de pessoas estupidas, e eu odeio falar com gente estupida. Na Farnell eu entro no site, faço meu pedido, clico em "pagar", pago com o homebanking do meu banco e pronto, é só esperar receber os produtos em casa.
  • Eu quero ver o que eu estou comprando. Nao há nada pior que ligar pra um lugar e perguntar "tem ai o componente XYZ-AcmeP4?" e o cara responder "tem o XYZ-Acme", sem saber se é o P3, P4, A1 ou X9. Na Farnell eu tenho informação até demais.
  • Eu quero passear pelo catalogo do vendedor. Projetistas e nerds tem a mesma mania que mulher em supermercado: Olhar o que ta pra venda e comprar estoque do que tá baratinho. Outro dia eu precisei de UM 74HC14. Como nao tem nas lojas locais, eu comprei logo 20. 30 centavos cada um, 6 reais de integrado pra nao faltar tao cedo. Affe.
  • Eu quero ver PREÇO! Nao tem a minima graça ligar pra um vendedor (estupido) e perguntar "me dá o preço de..." e colocar uma lista de 30 possibilidades de integrados. Alias, eu quero comparar quais sao os modelos mais baratos e que me dao mais vantagens. Na Farnell é comum encontrar dois integrados iguais (do ponto de vista de um hobbista ou projetista) com preços variados em mais de 30%. Isso porque a versao de um é militar, e a outra é "consumer". Ou até mesmo por excedente de estoque. E quero comparar com os preços da Digikey, da Jameco e de outras. Alias, sabendo o preço de antemao, eu posso comprar mais de acordo com a minha possibilidade financeira. É bom ter estoque. Eu sou um projetista, nao há nada mais chato que ter que ir a loja comprar uma peça. O Web Site com preços e quantidade no estoque é o equivalente da loja local de eletronica, com mais vantagens. Voce acha que eu vou comprar alguma coisa em um site que nao tem grafado o preço da mercadoria? Voce acha que eu tenho saco para "consulte-nos"???
  • Eu quero saber o que to comprando! Uma loja que vende chips poderia PELO MENOS me fornecer o datasheet do que estou comprando. Nao custa nada, é pouco espaço no servidor!
  • Eu quero ter CONVENIENCIA para pagar. Deposito identificado é os cambaus! Eu tenho computador, internet de banda larga e homebanking, eu NAO VOU fazer deposito identificado, eu NAO VOU A BANCO, eu ODEIO IR A BANCO. EU ODEIO BANCO. Se eu tiver que ir a banco pagar alguma coisa, eu cancelo meu pedido. DOC ta ai pra isso.
  • Eu quero PRESSA pra receber. E em casa. Se a Farnell vende e-sedex por 9 mangos, porque eu vou pagar 30 pra receber de outro fornecedor? NEM PENSAR.

O pessoal que vende na internet ainda tem muito que aprender...E depois o pessoal das lojas de eletronica locais, reclamam que eu só tenho comprado as coisas na Farnell...

Nenhum comentário: