10 novembro 2005

A musica e o que ela significa

Tava escrevendo um post na Synth-BR e achei interessante transcrever aqui, dá uma olhada:

------8<---corte aqui---8<--------
> devagar é mais fácil, caso contrário ele te atropela. Sei lá... talvez o KW
> acabe mesmo sendo atropelado dessa vez. Se já não fossem famosos acho que
> não chamariam tanta atenção pelo que estão fazendo hoje em dia.

Na realidade, o KW é um "culto", assim como algumas outras poucas bandas de 1900 e bolinha. Quem gosta de kraftwerk hoje em dia, é nerd até o talo. O cara tem que ter bits correndo pelas veias e uma porta de conexao firewire no cerebro. Quem curte kraftwerk chora de emoção ao ouvir "the voice of energy" nao apenas pela sua inerente beleza, mas pelo "geekness factor", aquele troço que tem na mente dos mais nerds que quando vê uma voz de robot bem feita em uma musica, arrupia até us cabelo du dedon. É o cara que pega o demo da Doepfer feito pelo Florian Schneider pra um vocoder e escuta 30 vezes, tamanha a beleza da sintese. É o doido que curte nao apenas o som, mas a historia por tras do som e o visual do show. Se eu, que só vi aquela ultima apresentacao (foi na mtv?) de "Aerodynamik" pela web ja fiquei com o troço duro, imaginem aquilo ao vivo, 360 graus ao seu redor, voce vendo todo aquele espetaculo de laser e ultravioleta, ouvindo aquela melodia...Surreal, irreal, mó legal!
Indo um pouco mais fundo, a identificação com grupos "simbolicos" (como o kraftwerk) transcende alem da musica. Quem curte Kraftwerk, curte todo o "mundo" Kraftwerk e nao apenas a musica. Ou voce acha que alguem REALMENTE GOSTA do lixo que a ivete sangalo, asa de aguia, banda calypso (foi mal Fabio!) e outros axentos cantam? O povo gosta é de sacudir o esqueleto, encher a cara, dar uns amassos e ouvir musica alta pra dizer que tem som bom, o que é o "simbolo", ou o "mundo" dessas musicas e "artistas".
Foi mal o preconceito, mas voces tem alguma duvida? :)
------8<---corte aqui---8<--------

É por isso que o pessoal curte o MSX. Sejamos REALISTAS: Nao tem a minima utilidade um computador de 8 bits com 64K de RAM. Mas o fato de voce espremer cada ciclo de maquina do Z80, usar cada truque do 9958, criar hardware pra ele e viver no meio da fudebagem - Taí a graça do MSX, ele nada mais é que um agregador de pessoas com (louvaveis) interesses semelhantes...

...E que normalmente curtem Kraftwerk ;o)

Nenhum comentário: