16 outubro 2005

O Linux como alternativa viavel


Eu tenho usado linux, confesso.

Nunca fui fã da microsoft. Alias, até era na epoca do apple, a placa CPM da microsoft era lindona :) Mas windows pra mim sempre foi um embuste. É inacreditavel que eu acesse a internet e escreva textos tao rapido no meu Athlon 1800 rodando Windows 2000, quanto no meu Amiga 1200 que roda a absurdos 30 MHz. Fora que eu sempre fui escovador de bits, e nunca gostei de nao saber o que roda na minha maquina.

Outro dia o Giovanni Zanol me trouxe um Live CD do Ubuntu. Daqueles de dar boot. Confesso que fiquei uns 2 dias usando o troço via live CD. Muito interessante o tal do ubuntu, facil de usar e bem completo. Ta legal, instalei na minha maquina, o desktop ta aqui ao lado

O interessante é como o troço vem preparado para a utilização "padrao" do computador: Internet tem tudo, desde o excelente navegador Firefox, até um client de IRC, passando por tudo que voce puder imaginar. Para substituir o Office da microsoft, tem o Open Office, que nao é ruim nao. Pelo contrario. Para som tem um player vagaba lá, que eu de cara troquei pelo XMMS, que é a cara do Winamp (e que eu gosto). Pra edição de imagens tem o GIMP que nao fica nada a dever pro Photoshop. Tem NERO pra linux!!! E so custa 20 dolares!!! E mais um monte de coisas que eu achei legal como por exemplo os screen savers :) E o GAIM que é um cliente multi-protocolo de IM, ou seja, voce pode ter contactos no jabber, MSN, ICQ, AIM, Yahoo e outros, tudo em uma coisa só. Fantastico.

Para instalar as aplicacoes, ficou muito mais facil. Voce pode pegar os pacotes .deb, usar o apt-get (por exemplo: apt-get install xmms - nao precisa fazer mais nada) ou usar o Synaptic Package Manager, que é um gerenciador dos pacotes instalados, basta clicar em um nome e ele instala/desinstala um pacote. Obviamente conectado a internet.

Ou seja, 95% do que eu faço no windows, eu estou fazendo no ubuntu. Ainda nao me entendi bem com o Thunderbird (o cliente de e-mail multiplataforma) e tenho um serio problema pra usar Protel (que so roda no win XP e nao tem similares pra Linux). Nao tenho usado a maquina para programacao com o AVR mesmo. Mas pra isso é só rebootar no windows e rodar. Francamente? Achei esse ubuntu uma OTIMA opcao. Estou inclusive tentando implementa-lo la no trabalho como desktop pra todo mundo. Quem sabe nao cola?

Vale a pena experimentar. O unico problema que tive foi um dia que baixei uns 300 upgrades de uma vez, e o sistema parou de conectar com a rede. Meia duzia de comandos e voltou ao normal. Mas linux nao é como windows que todo mundo conhece, ou voce mesmo se vira. Linux é um pouco mais complicado. Eu diria uma "mudança de paradigma". Entao voce tem que se reciclar, aprender algumas coisas novas e esquecer outras. De qualquer forma estou muito feliz com o Ubuntu. Recomendo.

E sem irritação, a nao ser nao ter visto meu amor neste final de semana. Namorar mulher la de longe é osso :oP

Nenhum comentário: